Conheça indicações dos seguidores do Sabores da Cidade para aproveitar o Dia do Vegetarianismo com muito sabor

Nesta quarta-feira, 1° de outubro, comemora-se o Dia do Vegetarianismo. Por isso, o Sabores da Cidade reuniu indicações dos seguidores para montar um roteiro imperdível de lugares para ir e comer bem, com preparações vegetarianas e veganas na capital cearense.
A data surgiu em 1977, criada pela Sociedade Vegetariana dos Estados Unidos, em um movimento pela promoção dos princípios éticos, ambientais e de saúde. No ano seguinte, em 1978, foi adotada internacionalmente.
Ao longo dos anos, muitos adeptos foram conquistados pelo movimento, que compreende algumas vertentes que, de forma geral, é entendida como o não consumo carnes, mas não necessariamente todos os produtos de origem animal.
Vale ressaltar que o vegetarianismo é diferente do veganismo, estilo que elimina da rotina todo e qualquer alimento de origem animal, o que inclui ovos, leite e seus derivados. É uma filosofia que vai além da alimentação e exclui, ainda, o uso de qualquer produto com origem animal.
Para celebrar da melhor forma, confira abaixo sugestões para quem deseja encontrar boas opções em Fortaleza, com sabor e qualidade aprovados por quem segue o estilo de vida.
Gabrielle Azevedo
Gabrielle Azevedo é psicóloga e criadora de conteúdo no Instagram @indicoparavegetarianos, onde compartilha dicas de lugares, receitas e a sua rotina vegana. A sua transição começou motivada pela saúde, meio ambiente e respeito aos animais há cerca de seis anos.

“Para celebrar o Dia do Vegetarianismo, indico três locais em Fortaleza: o Mandir, com pratos criativos e saborosos como o peichuchu e o vatapá vegano sem glúten, a Liva Cafeteria, com croissant e roll imperdíveis, e a Sorveteria Reserva, com sorvetes veganos artesanais feitos com insumos de agrofloresta”.
Sobre o Mandir, Gabrielle destaca o tempero e a variedade de receitas do cardápio. “Todo dia tem de duas a três opções, e saborosas e super criativas. Um exemplo é o peichuchu, um filé com sabor do mar feito com chuchu, e o vatapá vegano sem glúten. Tudo é servido com variedade de cores e de texturas. Vale demais conhecer”.
A psicóloga indica, ainda, a Liva Cafeteria. Para quem segue uma alimentação vegana, é imperdível experimentar o croissant e o roll. São incríveis, daqueles que a gente come e já fica pensando na próxima visita.
Ela acrescenta também nas suas indicações a Sorvete da Reserva. “Não poderia faltar uma dica para refrescar o calor de Fortaleza. Os sorvetes são veganos, feitos artesanalmente e com insumos de agrofloresta. Eu sou apaixonada pelos sabores de coco com geleia de morango, coco queimado e chocobrownie, são os meus preferidos”, afirma.
No seu perfil de indicações nas redes sociais, a criadora de conteúdo conta que busca facilitar a vida de quem é vegano ou busca reduzir o consumo de alimentos de origem animal, mostrando que é possível viver esse estilo de vida de forma prazerosa e prática.



Melina Gomes
Professora de Antropologia, Melina Gomes sempre comeu pouco produto de origem animal, especialmente a partir de quando passou a preparar as suas próprias refeições. Quando começou a estudar o assunto e o estilo de vida, decidiu segui-lo.

Hoje, ela busca preparar meu alimento a partir do que encontro nas feiras locais, de bairro, agroecológicas e direto com os produtores, já que nossos vegetais também são muito contaminados pelos venenos do agronegócio.
Para Melina, três lugares são parada certa quando o assunto é comida vegetariana e vegana: O menu vegetariano do chef Frederico Jayme, o Govinda Vegan e o Rango Verde.
No caso do menu vegetariano do chef Frederico Jayme, ela destaca que ele “consegue fazer pratos elaborados, bem adaptados e não óbvios sem carne”. Já no Govinda Vegan, que entrega marmita, a “comida é super bem feita, bem servida, embalagens individuais e com cardápio que prioriza insumos locais e orgânicos, com opções bem criativas. Bom pra quando a gente quer comer uma coisinha diferente”.
No Rango Verde, “é bom pra pedir quando a gente quer uma comida caseirinha e não se teve tempo pra isso. As sobremesas são deliciosas, acho o bolo de chocolate perfeito. O preço é bem justo e vem bem servido”, ressalta.



Mariana Machado
A nutricionista comportamental Mariana Machado, vegana há oito anos, parou de comer carne aos 16 anos de idade, quando morou fora do Brasil e teve experiências com diferentes formas de comer. Ao passar a prepara as próprias refeições, ela retirou de vez a proteína animal da sua dieta.

“Durante esse processo, aprendi muito mais a incluir do que a excluir. Quando, rotineiramente, me perguntam ‘e o que é que você come, então?’ gosto de responder ‘tudo, menos a carne, ovos e leites’. O que sobra é muita coisa”, conta.
Nas suas indicações está o Ventana. “Adoro a forma como a Rosele explora os vegetais. Por lá, nada é sem graça. Os molhos são gostosos, os vegetais suculentos e nunca faltam possibilidades”, diz. A nutricionista ressalta que para quem não come carnes, leites e derivados, geralmente só contam com uma opção nos restaurantes e, às vezes ainda está em falta. O que não ocorre no Ventana.
“Adoro todos os sanduíches, mas em especial o de couve flor. O de falafel também é um espetáculo! Sem contar que o ambiente é agradável, bom atendimento e delivery e tem opção gostosa pra quem também come carne”, complementa.
Ela também sugere a Forneria Gaspar por adorar a proposta da casa. “Eles possuem opções APLV, sem lactose, segura para celíacos e claro, veganas. Sabores temperados, gostosos, fresquinhos e inclusivos. Possuem até opção doce para a gente”, destaca.
O Atelier 1913 também entra na lista. “É tarefa difícil encontrar cafeteria que tenha opções veganas e o Atelieir 1913 esbanja opções de cuscuz, toast, salada, prato principal e uma página só de cafés com leites vegetais. Recomendo de olhos fechados”, afirma.



Serviço
Mandir
Instagram: @mandir.amor
Endereço: R. Padre Francisco Pinto, 257 – Benfica
Funcionamento: Quarta à segunda de 11h às 14h30
Liva Cafeteria
Instagram: @feitoliva
Endereço: R. Osvaldo Cruz, 2897 – Dionísio Torres
Funcionamento: Quarta à sábado das 9h às 17h | Domingos das 8h às 15h
Sorvete da Reserva
Instagram: @sorvetedareserva
Endereço: R. Torres Câmara, 100 – Loja 3 – Aldeota
Funcionamento: TER a SEX(12h-19h)| SÁB (11h30-19h30) | DOM (12h-18h30)
Chef Frederico Jayme | Restaurante Online
Instagram: @restauranteonlineoficial
Funcionamento: Quarta à sábado, das 18h30 às 21h30 – Menu degustação em casa
Govinda Vegan
Instagram: @govindavegan
WhatsApp para encomendas: (85) 9914-5881
Rango Verde
Instagram: @rangoverdeveg
Endereço: R. João Gentil, 207 – Benfica
Funcionamento: Segunda a sábado, de 11h às 14h
Ventana
Instagram: @ventanaroseletejada
Endereço: Av. Almirante Barroso, 1003 – Praia de Iracema
Forneria Gaspar
Instagram: @forneriagaspar
Endereço: R. Torres Câmara, 615 – Aldeota
Funcionamento: Quarta a domingo das 18h ás 22h
Atelier 1913
Instagram: @atelier1913
Endereço: R. Antônio Augusto, 744 – Meireles
Funcionamento: Terça a sexta: 12h às 20h | Sábado e domingo 9h às 21h