Em evento voltado para alunos e colaboradores, João Lima, articulador de Gastronomia do Governo do Estado do Ceará fará uma palestra sobre o papel da gastronomia na transformação social e desenvolvimento econômico
Nesta segunda-feira (1º), a partir das 18h, serão iniciadas as aulas dos cursos profissionalizantes do 1º semestre, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. João Lima, articulador de Gastronomia do Governo do Estado do Ceará, apresentará o tema “Gastronomia: transformação social e desenvolvimento econômico”. Além da palestra, a ex-aluna Monalyza Silva também irá compartilhar sua experiência no curso e as oportunidades que surgiram.
Na terça-feira (2), os alunos matriculados iniciam os cursos com aulas de normas e boas práticas indispensáveis a profissionais que trabalham com manipulação de alimentos. Os selecionados são preferencialmente jovens entre 17 e 29 anos, egressos de escola pública, que não estão estudando nem trabalhando, mas que estão buscando qualificação. Os 210 alunos integram as turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, confeitaria e cozinha básica, cujo processo seletivo (inscrições, seleção de currículo e entrevista presencial) ocorreram entre fevereiro e março, via site www.dragaodomar.org.br. O resultado foi divulgado no dia 22 de março, no referido sítio eletrônico.
Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, afirma que além de qualificar para o mercado de trabalho, a Escola objetiva disponibilizar o domínio de uma linguagem que favoreça sua mobilidade social. “Nossa proposta vai além de ensinar receitas ou como fazer. Queremos que o aluno saia daqui com conhecimento da cultura alimentar cearense e suas possibilidades. De posse desse conhecimento, ele pode fazer o melhor uso das técnicas de cozinha”, ressalta.
Sobre a Escola
Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco por ter sido, ele, o financiador da sede e sua infraestrutura doadas para o Estado. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação. O público-alvo da escola são jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091