Iniciativas sustentáveis fazem a diferença em restaurantes de Fortaleza

0
1554

Compostagem, uso de biodigestor e uso de embalagens biodegradáveis são alguns exemplos de iniciativas sustentáveis do Cantinho do Frango e Sorvete da Reserva

Pensar em um cardápio, idealizar o ambiente, propor sabores e temperos, organizar toda a parte financeira, contratar e treinar funcionários… São muitos os passos na hora de abrir um restaurante, mas além de tudo isso, alguns lugares ainda se preocupam com um fator a mais: adequar todo o funcionamento de um estabelecimento para promover ações sustentáveis e reduzir o impacto ambiental. Veja dois exemplos que promovem iniciativas sustentáveis em Fortaleza:

Cantinho do Frango

Desde setembro de 2019, o Cantinho do Frango tem feito o gerenciamento de resíduos com a orientação de uma consultoria especializada na área, a Transforme Serviços Verdes Consultoria em Sustentabilidade. Só até o início de 2020, mais de 25 toneladas de resíduos já deixaram de ser destinados ao aterro sanitário e a empresa ganhou o selo de “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, com reconhecimento da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Os resíduos orgânicos gerados pelo restaurante, como cascas de frutas e legumes e ovos, vão para a compostagem acelerada e o biodigestor. No primeiro processo, um equipamento transforma diariamente uma média de 100kg de resíduos em composto. Sem geração de odor, chorume, nem gases do efeito estufa. Esse composto é utilizado na horta orgânica do próprio restaurante. Já o biodigestor produz biogás e biofertilizante a partir do tratamento de restos alimentares.

Segundo Graça Barbosa, gerente do restaurante, a gestão de resíduos está bem consolidada nas práticas do local e traz não apenas benefícios ao meio ambiente, mas também gera economia para o restaurante e isso repercute bem para os clientes. Nas últimas semanas, o Cantinho do Frango tem disponibilizado para os clientes um brinde sustentável: pacotes de adubo com sementes, um brinde de uma ação pelo Meio Ambiente que fez sucesso e deve continuar sendo distribuído nas próximas semanas.

“Colocamos sementes de agrião, cenoura, salsinha, manjericão e deixamos pacotes de adubo com sementes expostos para que os clientes levem. Os clientes amam! Tendo curiosidade, eles perguntam como tudo acontece, falo de nossas ações e dou o exemplo porque todos podemos fazer o mesmo”, diz Graça.

Serviço: Cantinho do Frango
Funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 16h. Sextas das 10h às 21h. Sábados e domingos, das 10h às 19h.
Endereço: Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota – Telefone: (85) 3224.6112
Instagram: @cantinhodofrangodesde1994

Sorvete da Reserva

O Sorvete da Reserva já nasceu com o propósito de investir em sustentabilidade. Parte das frutas utilizadas para fazer o sorvete é plantada pela própria sorveteria em sistema agroflorestal e sem agrotóxicos. A sorveteria também é 100% vegana, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. Partindo desses princípios, a forma de lidar com o lixo não poderia ser diferente. “Nós utilizamos apenas bioembalagens 100% compostáveis, feitas de mandioca, e que viram adubo em até 90 dias. Isso tanto no delivery, como no atendimento presencial. Usamos apenas palhetas de madeira reflorestada ou colheres inox reutilizáveis e sacolas de papel”, explica Mirela Montenegro, proprietária.

A sustentabilidade está presente desde a produção da matéria prima até a finalização e comercialização dos produtos da sorveteria. Mirela diz ter conhecimento de toda a cadeia do produto, desde a terra, a plantação, a produção, até a venda final. E a maioria dos clientes se preocupa com isso e acredita que o consumo deve ser consciente, desde a embalagem até o produto final. “Como empresa, também temos o dever de pensar e atuar num presente sustentável para criar algum futuro possível”, diz Mirela.

Serviço: Sorvete da Reserva
Endereço: Rua Torres Câmara, 100 – loja 03 – Aldeota
Funcionamento: De terça a sexta, das 12h às 19h; sábado das 12h às 20h; domingo, das 11h30 às 19h30.
Telefone: (85) 98223.4961
Instagram: @sorvetedareserva

Comentários

Comentários