Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia: Inscrições prorrogadas até 26 de maio

0
671
Ana Parente, selecionada do Laboratório de Criação em 2018, desenvolveu uma farinha de jaca para produções de bolos, biscoitos etc.

Projetos de pesquisa relacionados com os temas da cultura alimentar e gastronomia podem participar do processo seletivo. Os aprovados recebem bolsa e orientação especializada

Foto: divulgação/https://www.facebook.com/pg/escolagastronomiasocial

O Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secult gerida pelo Instituto Dragão do Mar, é um espaço de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia. Funciona em regime de imersão, por meio de formações transdisciplinares, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os pesquisadores recebem orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos, por meio de orientações, oficinas, palestras e masterclasses. Em 2019, serão selecionados oito projetos para serem desenvolvidos na Escola.

Em 2018, quatro projetos foram selecionados. Entre os resultados apresentados, uma farinha produzida a partir do caroço da jaca, levain (fermento natural) produzido a partir da água do coco, leite “condensado” feito com melaço e coco e uma farinha feita a partir do baião de fava.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social, além de adultos com ou sem experiência em gastronomia.

SERVIÇO – Edital de seleção para o Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco 

Inscrições em: https://secult.ce.gov.br ou http://gastronomiasocial.org.br

Período de inscrições: Prorrogado até 26 de maio de 2019

Observação: É necessário ter uma conta Google para enviar os arquivos solicitados

Plantão tira dúvidas :  (85) 3458-3358  – de 21 a 24 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h – ou pelo e-mail labgastronomiasocial@gmail.com.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3248-8091. Site: www.gastronomiasocial.org.br |  Redes sociais:  @escolagastronomiasocial

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui