Mestrado em Gastronomia da UFC receberá inscrições em abril de 2021

1
6391

Se você está de olho no Mestrado em Gastronomia da UFC já pode preparar seu projeto de pesquisa. As inscrições serão em abril 2021

O primeiro Mestrado Acadêmico em Gastronomia do Brasil foi aprovado em julho de 2020 e agora está com edital disponível no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. No período de 05 a 20 de abril de 2021, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Ingresso de Discentes no Curso de Mestrado Acadêmico em Gastronomia do PPGGastronomia-UFC, para o período de 2021.2.

Serão oferecidas 10 (dez) vagas, sendo 9 (nove) vagas para Ampla Concorrência e 1 (uma) vaga para Políticas de Ações Afirmativas direcionadas aos seguintes grupos: pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas; pessoas autodeclaradas indígenas; e/ou pessoas com deficiência.

A proposta da Universidade Federal do Ceará, encaminhada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Machado de Sousa, foi acolhida pelo Ministério da Educação, garantindo vagas para pesquisadores de todo o País.

Professor Paulo Henrique

Segundo Paulo Henrique, o mestrado deverá trazer debates a respeito da Gastronomia e temas transversais, se aprofundando no conhecimento científico, gerando ações sociais para melhoria da alimentação.

O curso contará com duas linhas de pesquisa específicas: “Gastronomia Social e Sustentabilidade” e “Tecnologia e Inovação Gastronômica”. A primeira deve abrigar projetos que explorem a gastronomia no contexto social e cultural, com vistas ao empreendedorismo e à interlocução com políticas públicas. Já a Linha 2, será direcionada a projetos relacionados ao conhecimento técnico-científico, a matérias-primas e ao desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, bem como aos aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos.

O corpo docente será formado por 13 professores permanentes e 3 colaboradores, com formações em áreas diversificadas (Agronomia, Economia Doméstica, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Nutrição, Pedagogia, Química), o que garante o caráter interdisciplinar da proposta, que teve importante apoio da coordenação do Curso de Gastronomia da UFC – avaliado recentemente com nota máxima pelo MEC. A conquista histórica trará, além de recursos para a pesquisa, uma rica produção acadêmica na área para o Estado do Ceará.

Comentários

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui