Mestrado em Gastronomia da UFC receberá inscrições em abril de 2021

Se você está de olho no Mestrado em Gastronomia da UFC já pode preparar seu projeto de pesquisa. As inscrições serão em abril 2021

O primeiro Mestrado Acadêmico em Gastronomia do Brasil foi aprovado em julho de 2020 e agora está com edital disponível no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. No período de 05 a 20 de abril de 2021, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Ingresso de Discentes no Curso de Mestrado Acadêmico em Gastronomia do PPGGastronomia-UFC, para o período de 2021.2.

Serão oferecidas 10 (dez) vagas, sendo 9 (nove) vagas para Ampla Concorrência e 1 (uma) vaga para Políticas de Ações Afirmativas direcionadas aos seguintes grupos: pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas; pessoas autodeclaradas indígenas; e/ou pessoas com deficiência.

A proposta da Universidade Federal do Ceará, encaminhada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Machado de Sousa, foi acolhida pelo Ministério da Educação, garantindo vagas para pesquisadores de todo o País.

Professor Paulo Henrique

Segundo Paulo Henrique, o mestrado deverá trazer debates a respeito da Gastronomia e temas transversais, se aprofundando no conhecimento científico, gerando ações sociais para melhoria da alimentação.

O curso contará com duas linhas de pesquisa específicas: “Gastronomia Social e Sustentabilidade” e “Tecnologia e Inovação Gastronômica”. A primeira deve abrigar projetos que explorem a gastronomia no contexto social e cultural, com vistas ao empreendedorismo e à interlocução com políticas públicas. Já a Linha 2, será direcionada a projetos relacionados ao conhecimento técnico-científico, a matérias-primas e ao desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, bem como aos aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos.

O corpo docente será formado por 13 professores permanentes e 3 colaboradores, com formações em áreas diversificadas (Agronomia, Economia Doméstica, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Nutrição, Pedagogia, Química), o que garante o caráter interdisciplinar da proposta, que teve importante apoio da coordenação do Curso de Gastronomia da UFC – avaliado recentemente com nota máxima pelo MEC. A conquista histórica trará, além de recursos para a pesquisa, uma rica produção acadêmica na área para o Estado do Ceará.

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles