Slow Food define princípios para o Mercado Terra Madre Salone del Gusto
O Mercado de produtores italianos e internacionais (900 expositores, Fortalezas Slow Food e Comunidades Terra Madre) sempre foram o coração do Terra Madre Salone del Gusto. O evento será realizado em Turim (Itália), de 20 a 24 de setembro e é a principal vitrine das atividades, projetos e políticas da rede Slow Food.
O Slow Food assume o compromisso de apoiar os produtores do Mercado, tornando-os embaixadores da filosofia do ” bom, limpo e justo” e de suas campanhas internacionais.
Agora, este compromisso toma forma concreta pela primeira vez, com a publicação dos critérios de seleção, uma ferramenta prática em constante evolução, com objetivo duplo: utilidade máxima para produtores e máxima conformidade com os princípios do movimento.
Além de ajudar na seleção dos expositores, essas diretrizes são uma referência para os próprios produtores — mesmo para aqueles que não participam do evento—, que poderão usá-las para continuar trabalhando por uma melhor qualidade geral.
O documento define regras gerais, além de critérios detalhados para setores específicos. Por exemplo, nenhum produto pode conter OGMs ou óleo de palma (exceto a Fortaleza Slow Food do óleo de palma da Guiné Bissau) e a embalagem deve ser mínima, fácil de abrir e reciclável.
Para carnes curadas e processadas, deve ser dada prioridade a empresas que usem carnes provenientes de criações em sistema aberto (caipiras ou free-range) ou semiaberto; de raças nativas; e sem nitritos. Além disso, carnes curadas contendo cultura starter, sacarose, dextrose, lactose, soro lácteo ou caseinatos e realçadores de sabor não poderão ser vendidas.
Apenas pães de fermentação natural podem ser vendidos e expostos, dando preferência a pães produzidos com cereais de origem local e variedades tradicionais. Pães feitos com melhoradores alimentares e adjuvantes, aditivos, estabilizantes, conservantes e assim por diante, não poderão ser expostos e vendidos.
Será dada preferência a azeites de oliva extravirgens produzidos com azeitonas de cultivares nativos da área de produção e a produtores com certificação orgânica ou biodinâmica, ou cujas oliveiras sejam cultivadas com métodos sustentáveis.
Graças à aplicação dessas diretrizes, o Mercado da Terra do Terra Madre Salone del Gusto 2018 estará lado a lado com a associação Slow Food para transmitir uma filosofia produtiva cada vez mais centrada no “bom, limpo e justo”, assim como na defesa da biodiversidade e na promoção da práticas agroecológicas e sustentáveis.
O programa completo do Terra Madre Salone del Gusto será publicado no mês de junho. Até lá, atualizações serão regularmente publicadas no site www.salonedelgusto.com/en
Siga-nos nas nossas redes sociais:
Youtube
#foodforchange #terramadre #terramadre2018