O Cheese 2019 acontece em Setembro na Itália

0
1473

A 12ª edição do Cheese, o evento mais importante do mundo dedicado aos queijos de leite cru e laticínios de produção artesanal, será realizado de20 a 23 de setembro em Bra, na Itália, recebendo pequenos produtores de queijo – e mais – do mundo inteiro.

Depois das batalhas para promover os queijos de leite cru e contra o uso de leite em pó, este ano, o Slow Food decidiu fazer mais: o tema do Cheese 2019, divulgado hoje, é Natural é Possível, representando o próximo passo do leite cru para o queijo natural.

Cheese 2017
Ph. Paolo Properzi | Archivio Slow Food

O Slow Food acredita que os queijos naturais — feitos sem fermentos selecionados em laboratório, produzidos em massa e controlados por poucas multinacionais — são mais ricos em biodiversidade e uma expressão mais autêntica de seu local de origem. Queremos reiterar que apesar exigir paciência e experiência, é possível retomar esse tipo de produção. Os produtores que fazem queijo dessa forma alcançam resultados extraordinários em termos de sabores e aromas únicos, que os queijos produzidos industrialmente não conseguem igualar.

Fermentos são fundamentais: um produtor de queijos que quiser preservar a biodiversidade microbiana de seu queijo pode fazer o seu próprio soro fermento(pingo), preservando inúmeras bactérias distintas. Cada fazenda tem as suas, profundamente ligadas à sua área específica e contribuindo para o aroma do queijo.

Os benefícios de promover queijos produzidos com leite de animais criados a pasto são muitos: de um lado, há benefícios ambientais significativos em termos de conservação da paisagem, contrastando riscos hidrogeológicos, mantendo a biodiversidade da flora e da fauna e também em termos de absorção de CO2 na atmosfera. Por outro lado, há benefícios para a saúde humana:consumir queijos naturais de leite cru de animais criados a pasto, de forma planejada e não diariamente, não apenas ajuda o metabolismo, enriquecendo a diversidade da microbiota intestinal, mas também otimiza a relação Omega-3 Omega-6, aumentando a capacidade de defesa do corpo contra inflamações crônicas e ataques do ambiente à sua volta.

Cheese 2017
Ph. alessandro Vargiu | Archivio Slow Food

O Cheese 2019 também discutirá os produtos de charcutaria sem nitritos e nitratos pães de fermentação natural. O evento incluirá um mercado italiano e internacional com mais de 300 exibidores. Produtores e queijos de todo o mundo subirão ao palco nos Laboratórios do Gosto: de produtores da Sardenha (que recentemente fizeram greve por precisarem vender o leite a preços muito baixos) a afinadores da França, que serão guias de um passeio pelos queijos franceses históricos. Chefs estrelados da Itália e do Reino Unido prepararão seus pratos durante os Encontros à Mesa, realizados em Pollenzo.

programa completo de eventos já está disponível online.

Cheese 2019 é organizado pelo Município de Bra e o Slow Food, com o apoio da Região Piemonte. O evento é possível graças ao apoio de empresas que acreditam nos valores e objetivos do evento, incluindo os Parceiros Oficiais: Agugiaro&Figna Molini, BBBell, CR Bra, Egea, Lurisia, Parmigiano Reggiano, Pastificio Di Martino, Quality Beer Academy e Reale Mutua.

Slow Food é uma rede internacional de comunidades locais fundada em 1989 para prevenir o desaparecimento de culturas e tradições alimentares locais e combater o crescimento da cultura do fast food. Desde sua fundação, o Slow Food cresceu e se tornou um movimento global, envolvendo milhões de pessoas em mais de 160 países, trabalhando para que todos tenham acesso a alimentos bons, limpos e justos.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui