Você já provou algum vinho natural, orgânico ou biodinâmico?

0
927
*Publieditorial
Italo Borges

Por Italo Borges
Especial para o Sabores da Cidade

O Universo do vinho está sempre em movimento e, recentemente, pelo menos no Brasil, os apreciadores, enófilos e profissionais da área têm voltado seu olhar para os naturais, orgânicos e biodinâmicos. Oriundos de práticas agrícolas mais sustentáveis e de uma vinificação minimamente interventiva, tais modalidades de produção acabam por estar em consonância com uma agenda ambiental que busca respeitar os ciclos da natureza e peculiaridades do terroir.

Para Conrado Monteiro, gerente da loja World Wine em Fortaleza, os vinhos nesses modelos de produção são tendência e devem se consolidar entre os consumidores. “Não quero dizer que todas as vinícolas serão assim, mas é certo que seguirão apostando em linhas de produtos com essas características para mostrar seus terroirs”, afirma o especialista, destacando que em loja o trabalho consiste em apresentar os rótulos diretamente a cada cliente. Aproveita que está aqui e vem saber mais sobre esses estilos de vinhos.

Vinhos Orgânicos 

Quando se fala em orgânico, devemos ter em mente que um vinhedo trabalhado dentro das diretrizes de um manejo orgânico respeita as normas necessárias para a aquisição de uma certificação orgânica (aquele selinho colocado no rótulo, lembra?), o que garante ao consumidor, que durante cultivo, não há intervenção com defensivos e pesticidas químicos para o combate às pragas. Ao invés disso, os produtores lançam mão de pesticidas biológicos e alguns compostos naturais para o controle dos fungos e outras pragas que venham a se instalar no vinhedo, como, por exemplo: cinzas e óleos essenciais.  

Vinhos Biodinâmicos

A perspectiva de agricultura biodinâmica é a de um trato holístico do vinhedo, parte-se do pressuposto da integração entre o ambiente, a cultura cultivada, o ser humano que maneja e a natureza como um todo, diria que até o cosmos, uma vez que até as fases da lua são levadas em consideração nessa modalidade de produção. A transcendentalidade da agricultura biodinâmica se deve ao fato de ter por base a filosofia ou corrente de pensamento de Rudolf Steiner, o cientista, filósofo e místico que transitou por diferentes áreas do conhecimento humano, desde a Pedagogia Waldorf, agronomia e medicina.

Vinhos Naturais

Ao pensar em vinhos naturais, mudamos o paradigma do vinhedo, do cultivo da uva propriamente dita, para o processo fabril, para a vinificação, a alquimia que tornará o produto agrícola na bebida que chega até nós. Em tese o vinho natural pode ser elaborado tanto com uvas advindas de uma agricultura tradicional, quanto de um vinhedo orgânico. Contudo, é mais comum que se aproveite melhor as características bem vindas do “terroir” e se vinifique a partir de uvas orgânicas.

Na elaboração do vinho, a fase de vinificação, os naturais utilizam como agentes que fermentarão o mosto, não as chamadas leveduras selecionadas, adquiridas e utilizadas pelos vinhos tradicionais, mas as próprias leveduras autóctones do terroir, também chamadas indígenas, pois têm sua origem ali naquele dado território do vinhedo. Dessa forma, a fermentação se dará por meio dessa microbiota local, que está em toda parte, na casca da uva, no engaço, no ar da vinícola. 

Ao degustar um vinho natural podermos nos deparar com os não filtrados, vinhos com uma aparência um tanto turva ou com alguns sedimentos, aparentando uma certa rusticidade, noutros sua análise visual pouco irá diferir, mas muito possivelmente na análise gustativa, será possível perceber a expressão do terroir, o que elevará a experiência e proporcionará conhecer uma outra faceta do encantador universo do vinho. 

Confira algumas opções disponíveis no catálogo da World Wine:


Loja World Wine Fortaleza
Shopping RioMar Papicu – piso L2, ao lado da loja Zara. Segue o horário de funcionamento do shopping (Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h). Telefone: (85) 3512-0200.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui