
Alimento querido, o pão é consumido em todo o mundo e, desde o ano 2000, a União dos Padeiros e Confeiteiros instituiu o dia 16 de outubro como o Dia Mundial do Pão. Rico também em simbolismos, para muitas culturas e religiões, dividir o pão é sinônimo de solidariedade e união. A partir desse mote, a Pâine, a Grão Dalino, a Voilà! e a Cheiro do Pão, padarias artesanais de Fortaleza, se uniram para promover a primeira ação solidária.
Nesta segunda-feira, 13 de outubro, 40 voluntários, entre padeiros e estudantes de Gastronomia da Uninassau, se encontraram na Casa Pâine para produzir cinco mil pães.
“O nosso foco é, única e exclusivamente, a solidariedade. Sempre conversamos sobre fazer uma ação que contribuísse com o bem-estar do próximo de alguma forma e pensamos que a data fosse uma excelente oportunidade. O mais legal é ver o engajamento de cada um, que contribui como pode, com o que está ao alcance”, explica Juliana Lima, sócio-proprietária da Pâine.
“É uma alegria para a Grão D’alino participar dessa ação que une as padarias artesanais, ainda mais em uma data tão especial e com esse intuito de ajudar algumas instituições que cuidam e acolhem crianças. Era uma ideia que já vinha fermentando desde quando as padarias artesanais estavam começando, nos idos de 2008, e que hoje se concretiza da melhor forma possível. Viva o Pão!”, completa Cassius Coelho, sócio da Grão Dalino.
Quatro instituições irão receber as produções: Lar Menino de Jesus, que recebe crianças em tratamento contra o Câncer; a Fundação Franklin Roosevelt, uma escola de Ensino Infantil e Fundamental; o Instituto Primeira Infância, o Iprede, que promove o desenvolvimento da primeira infância e o fortalecimento das mulheres; e a Cruz Vermelha, movimento humanitário internacional. Aproximadamente 500 crianças serão beneficiadas, ao todo. A entre dos pães para as instituições ocorre nesta terça-feira, 14, a partir das 9h.
Além da solidariedade, a ação ainda é uma oportunidade para futuros profissionais terem experiências in loco, com padeiros que são referência no mercado. “É uma oportunidade valiosa de unir aprendizado e propósito. Nossos alunos têm a chance de, literalmente, colocar a mão na massa (risos), vivenciando na prática o que aprendem em sala de aula, enquanto contribuem para uma causa que transforma vidas”, declara Lianna Cavalcante, coordenadora do curso de Nutrição e Gastronomia da Uninassau.
A coordenadora ainda completa: “Mais do que desenvolver habilidades técnicas, esse tipo de experiência desperta o olhar humano e o senso de responsabilidade social, valores que acreditamos serem essenciais na formação de profissionais completos e conscientes do seu papel na sociedade.”
A ação conta ainda com apoio da M. Dias Branco, Brena Gourmand, Bellatrigo Distribuidora e Bom Café Brasil.
Serviço
Ação Solidária – Dia Mundial do Pão
Produção dos pães: Segunda-feira, 13/10, a partir das 8h, na Casa Pâine (av. Santos Dumont, .938 – Aldeota)
Entrega dos pães às instituições: Terça-feira, 14/10, a partir das 9h.