O Ceará detém, novamente, o posto de maior rapadura do mundo. O município de Pindoretama, situado no Litoral Leste do estado, recuperou o título que havia sido perdido para Santa Cruz de Baixa Verde, em Pernambuco.
Pindoretama atingiu um novo recorde nacional e entrou para o RankBrasil, que é o livro dos recordes brasileiros. Segundo a Prefeitura, que divulgou detalhes do feito por meio das redes sociais, a iguaria produzida chegou a 18,66 toneladas e 6,8 metros de comprimento. O doce levou 11 dias para ser produzido.
“Símbolo da nossa cultura, da força do nosso povo e da doçura que brota do trabalho no campo, o município de Pindoretama foi certificado, na última quinta-feira, 24, com o novo recorde da maior rapadura do mundo pesando 18.660 quilos. Um feito que entra para a história e fortalece ainda mais a identidade do nosso município”, publicou a Prefeitura.



O título, conquistado no último 24 de julho, foi celebrado durante o 16º Festival Internacional da Cana-de-açúcar, também chamado de “Pindorecana”, que ocorreu na Praça da Cidadania. O doce foi produzido artesanalmente no tradicional Engenho Almeida. No dia 27 de julho, no fim da festividade, o doce gigante foi quebrado e distribuído para os presentes.
A rapadura é símbolo do município, que detém o título de Capital Nacional da Cana-de-Açúcar e da Rapadura, recebido do Congresso Nacional.
O Pindorecana 2025 ocorreu de 24 a 27 de julho e reuniu apresentações culturais, feira gastronômica e de empreendedorismo, culinária típica, desfile Rei e Rainha dos Canaviais, entre outras atrações.
>> LEIA MAIS | Café da manhã de hotel em Fortaleza: 5 opções com serviço aberto ao público
Ceará e Pernambuco disputam título ao longo dos anos
Ceará e Pernambuco se revezaram nos últimos anos no posto de maior produtor da rapadura mais pesada do Brasil. Em 2023, o título foi conquistado inicialmente por Pindoretama, mas passou a ser de Santa Cruz da Baixa Verde, em Pernambuco, ainda no mesmo ano.
Ainda em 2023, logo em seguida, o Ceará voltou a ocupar a liderança com uma produção em Cascavel, mas perdeu novamente para os pernambucanos em dezembro de 2023.
Agora em julho de 2025, Pindoretama retoma para o Ceará o título, reconhecido pelo Rank Brasil.