
Profissionais com jogo de cintura, os garçons têm papel fundamental na experiência dos clientes nos restaurantes. A simpatia, empatia e excelência fidelizam o público e contribuem, também, para tornar os ambientes agradáveis e acolhedores.
Em Fortaleza, nomes se destacam. Com a ajuda dos seguidores, o Sabores da Cidade traz três nomes que são queridos na capital cearense quando o assunto é atendimento: Helena Santos (Boteco Cultural da Ângela); Francisco Silva, conhecido como Tchesco (Cantinho do Frango); e Vando Abreu (Mangostin).
Cada um deles se destaca para além de servirem. São importantes na construção da reputação dos restaurantes e antecipam as necessidades dos clientes. No entanto, é importante destacar que a profissão enfrenta muitos desafios, especialmente em dias de movimento intensos e com pessoas que não reconhecem os serviços, tratando com hostilidade.
LEIA MAIS | Marco Ferrari e o mercado do vinho em Fortaleza: um legado de ensino e cultura
Para entender um pouco mais sobre a trajetórias desses profissionais que são destaque na capital da Terra do Sol, o Sabores da Cidade ouviu cada um deles para entender suas experiências. Confira abaixo.
Helena Santos – Boteco Cultural da Ângela

Helena Santos trabalha como garçonete há 15 anos. Hoje, ela integra a equipe do Boteco Cultural da Ângela. A profissional é um dos destaques do atendimento ao público em Fortaleza. Para ela, atuar na área é “uma experiencia muito boa”. “Eu sou uma pessoa muito comunicativa. E, no atendimento, me vejo no lugar do cliente, por isso que faço de tudo pra eles ficarem satisfeitos”, conta.
Entre os desafios da profissão, o deles, segundo ela, é “não conseguir suprir as necessidades do cliente e não agradá-lo”. E, como todos os ramos do mundo do trabalho, os desafios também existem. Clientes difíceis aparecem. Como ela explica, algumas pessoas, “por mais que atenda bem, reclama de tudo”.
Para apreciar o atendimento de Helena Santos, o Boteco Cultural da Ângela funciona no bairro José Bonifácio, de quarta-feira a domingo.
Instagram: @botecoculturaldaangela
Endereço: R. Carlos Gomes, 83 – José Bonifácio
Francisco Silva, o Tchesco – Cantinho do Frango

Francisco Silva, conhecido como Tchesco, atua no atendimento aos clientes do Cantinho do Frango. Na sua trajetória profissional, ele já soma mais de 25 anos na área e o que mais gosta é de “interagir com os clientes e dar sempre atenção”.
Tchesco fala, também, dos desafios. Um dos momentos mais desafiadores para ele “quando o ambiente de trabalho está muito lotado” e é preciso “dar total atenção” aos clientes. Para Tchesco, todos os clientes são bem-vindos e gosta de atender a todos, até os de personalidade mais difícil.
Para experimentar o bom atendimento do Tchesco, o Cantinho do Frango está no bairro Aldeota e funciona todos os dias.
Instagram: @cantinhodofrangooficial
Endereço: R. Torres Câmara, 71 – Aldeota
Vando Abreu – Mangostin

Vando Abreu trabalha “desde muito jovem” com atendimento ao público. Ainda adolescente, ajudava o seu pai no restaurante dele. “Eu notava em seu rosto, como ele buscava ver e sentir a felicidades dos clientes. Comecei a buscar também”, conta.
Para o profissional, não há cliente “ruim”. “Todo cliente que vai a um restaurante, ele vai
por um motivo específico. Quando o profissional de vendas percebe esse motivo, fica muito melhor a venda e para direcionar o produto (refeição) que ele busca”, explica Vando.
Ele atua no restaurante Mangostin, que funciona no piso M do Hotel Gran Marquise no bairro Murucipe. Para experimentar o atendimento, o restaurante abre de segunda-feira à sábado, das 19h às 00h.
Instagram: @restaurantemangostin
Endereço: Av. Beira Mar, 3980 – Loja 1 – Mucuripe (Hotel Gran Marquise)