Aproveitamento integral dos alimentos é tema de série no youtube

0
1808
Moqueca de banana da terra com casca

Escola de Gastronomia Social lança série especial sobre aproveitamento integral dos alimentos. Os 16 vídeos estão sendo publicados no canal da instituição no Youtube

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lançou a série especial de vídeos “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. No total, serão 16 vídeos com receitas de entradas, pratos e sobremesas, mostrando as possibilidades de uso dos alimentos de uma forma mais completa e evitando desperdícios.

Para apresentar as receitas, a Escola convidou professores e ex-alunos alinhados com essa proposta em suas atividades. A professora e cozinheira Gabriela Carvalho, além de ministrar aulas de culinária, trabalha com catering e eventos. “É muito importante utilizar os ingredientes de forma integral porque assim evitamos o desperdício e descarte de alimentos que também são nutritivos, como é o caso das cascas de legumes.”, conta a professora, que ensina duas receitas na série: “Tapenade com casca de legumes” e “Panqueca doce com bagaço de coco”.

Rainá Jam, ex-aluna da Escola, é empreendedora com foco no preparo de receitas veganas. Portanto, ela apresenta, na série, uma receita de Moqueca de banana, utilizando também as cascas da fruta. “Ao usar a fruta por inteiro, a gente agrega sabor e textura. Fica uma delícia e se não contar a pessoa nem imagina que tem casca no preparo”, explica. 

Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, destaca a produção de conteúdo próprio como uma forma de ampliar o acesso a informações sobre a cultura alimentar local em diferentes perspectivas. “São temas que fazem parte das nossas aulas e, por meio do canal no Youtube, conseguimos chegar a um público maior”, explica.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em gastronomia social, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada.

SERVIÇO: Série Aproveitamento Integral dos Alimentos

1º vídeo: https://youtu.be/Y3qwW056nMo 

Playlist: https://youtube.com/playlist?list=PLQtUY4UB6jR0Vr3YMGVOuP9hbrK7Of3uA

Mais informações: no instagram @escolagastronomiasocial

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui