Comida com afeto em Icaraizinho de Amontada

0
213
Italo Borges

Por Italo Borges
Especial par
a o Sabores da Cidade

A alguns minutos da praça central da praia de Icaraizinho de Amontada (196 km de Fortaleza), em uma área rural, encontramos o Povoado de Santarém, que abriga uma joia rara da gastronomia desse pedaço de litoral. O Cozinha com Afeto é o restaurante familiar da Dona Edinete Ribeiro. Sabe aquela sensação de estar chegando a casa de uma pessoa conhecida, alguém da família? Foi exatamente o que pude sentir ao chegar. O terreiro muito bem varrido, redes armadas, palhoça sombreando mesas adornadas artesanalmente, pratos de barro, cordialidade típica cearense encontrando o apetite dos visitantes que vêm em busca de um tempero exclusivo.

Posso afirmar que encontramos. O menu preparado por dona Edinete já inicia com um pastelzinho de arraia que é simplesmente um afago, recheio bem temperado, molhadinho e a massa crocante e sequinha. Entre uma vinda e outra da cozinha, a dona da casa nos alegra com uma conversa, suas vivências e curiosidades culinárias.

Eis que é chegada a hora do prato principal, um verdadeiro banquete de comida muito bem servida e belamente apresentada em travessas de barro, o que acaba nos conectando com nossas raízes. Sobretudo, com aqueles que conviveram com ascendentes de origem rural, praiana ou sertaneja.

Provamos um baião de Polvo, isso mesmo, um baião que você só encontra lá. O polvo com um quê de defumado, do fogão à lenha, emprega uma personalidade incrível a essa criação, que inovou para ter uma opção própria de para servir nos pratinhos que ela vende na Praça do Icaraizinho. Também degustamos o vatapá de camarão, paçoca e arroz.

Entre um garfada e outra, aproveitei pra saber um pouco mais sobre as histórias de Santarém, quando havia chegado energia elétrica – foi só em 2001- quais as tradições que se mantinham e o que mudou. A conversa foi ganhando ritmo e pudemos compreender não só do lugar, mas também de sua família e história de vida, repleta de lutas, conquistas e superações.

Os causos de pesca do Seu Mantin, marido e pescador aposentado, e os relatos antigos do povoado me despertaram, ainda mais, a curiosidade, como a história do Cemitério São Serafim, à beira mar, o mais antigo da região, que iniciou com o enterro de um desconhecido, trazido pelo mar e acabou despertando uma devoção popular. Hoje, o local recebe até ex-votos por promessas alcançadas. Tive a impressão que essas conexões poderiam render até um romance de Socorro Acioli.

Para finalizar, uma cocada quente, rapadura e café nos deixam com gostinho de quero mais e o desejo certo de que temos uma nova e deliciosa obrigação ao voltar para Icaraizinho: experimentar da comida cheia de afeto de dona Edinete.

Comida com afeto – Edinete Ribeiro
É necessário fazer reserva
Santarém de Icaraizinho de Amontada
Instagram: https://www.instagram.com/ednete64/
Whatsapp: wa.me/558881371636

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui