Curiosidade: tipos de serviço de mesa

0
1014

Você pode até não perceber, mas o serviço é parte fundamental de qualquer experiência gastronômica. Você tem um preferido?

• Serviço empratado: o mais utilizado em restaurantes a la carte por conta de sua simplicidade, com preparo e finalização realizados dentro da cozinha do estabelecimento.

• Serviço à americana: mais conhecido entre os brasileiros como buffet ou “quilo”, é popular entre clientes que preferem se servir conforme sua vontade em restaurantes e eventos.

• Serviço à brasileira: marcado pelo despojamento, desperta familiaridade por se assemelhar com a forma que serviços refeições domésticas. Todos os pratos são colocados à mesa e os próprios convidados/clientes se servem. É adequado para estabelecimentos ou eventos de perfil mais moderno.

• Serviço volante: uma das formas mais inovadoras de servir refeições, uma vez que as pessoas podem ficar de pé e circular livremente pelo espaço.

• Serviço à inglesa direto: este é um serviço muito semelhante ao rodízio brasileiro em churrascarias e pizzarias, pois o garçom apresenta o prato ao cliente antes de servir (sempre pelo lado esquerdo).

• Serviço à inglesa indireto: nesta abordagem, o cliente prova o prato, cuja montagem é realizada com uma mesa auxiliar chamada guéridon, antes de ser servido. Caso exista reposição, deve ser acionada a versão direta deste serviço. Adequado para eventos formais.

• Serviço à francesa: reservado aos eventos de alta elegância, é repleto de formalidades e costuma contar com locais marcados para os convidados. Nele, o garçom lida com um menu de três etapas (entradas, pratos principais e sobremesas), segura os pratos com a mão esquerda e se posiciona ao lado esquerdo da pessoa. Geralmente, as mulheres são servidas primeiro e os convidados devem esperar todos serem servidos para começarem a comer.

• Serviço à russa: semelhante ao serviço à francesa e à inglesa direto, esta abordagem exige que os pratos sejam servidos sobre um recháud para que não esfriem. Importante ressaltar que, neste serviço, dois garçons são designados para finalizar e servir o prato aos clientes.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui