Formação em gastronomia fortalece a criatividade e o empreendedorismo com foco nas festas de fim de ano

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco forma 80 auxiliares de Confeitaria e Panificação

Foto: Izakeline Ribeiro/EGSIDB

Depois de dois meses e meio de formação, os alunos dos cursos profissionalizantes de Confeitaria e Panificação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), estão aptos para atuar como auxiliares nas respectivas áreas ou em empreendimentos próprios. Os concludentes da segunda turma de 2024 apresentarão, nesta quarta-feira (27/11), receitas desenvolvidas durante o curso com foco nas festas natalinas, durante evento para convidados. 

Entre os convidados, chefs, profissionais e empresários do setor que terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos alunos. ,A proposta é que os alunos explorem a criatividade inovando em produtos ricos em técnica, ingredientes regionais e exclusividade. Para destacar a cultura alimentar cearense, durante o evento serão apresentados produtos natalinos com o uso de ingredientes locais, como caju, capim santo, acerola, carne de sol e peixe guarajuba, este último comprado diretamente dos pescadores da praia do Titanzinho, vizinha da Escola.

Os nomes também são criativos. Os Gergerons são macarons de farinha de castanha de caju recheados com doce de espécie de gergelim. Já o Pacumê Nordestino é um creme enriquecido de açafrão e cravo com camadas de geleia de acerola com canela, biscoito champanhe de castanha de caju e finalizado com uma camada de ganache de chocolate meio amargo. Já o Pão Cajuola é feito com castanhola e recheio de carne de caju e geleia de pimenta e a Embolada é um panetone de pitaya com creme de castanha de caju e doce de caju.

Para Damaris Barros, coordenadora pedagógica da EGSIDB, o grande diferencial do encerramento das turmas de 24.2 são o foco da concepção de um produto, desde a ideia, passando pela criação da receita, das embalagens e precificação, até o ato final da venda. “Incentivamos principalmente o empreendedorismo com aulas voltadas para custos e precificação, especificidades do mercado, o foco foi mesmo o faça e venda para o Natal”, afirma Damaris. 

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco aborda a concepção de transformação pessoal e social a partir da geração de capitais – social, cultural, intelectual e econômico. Agrega valores como identidade e compromisso sustentável, cidadania, diversidade, criatividade e inclusão, tudo pensado para mudar a vida de alunos e alunas e, consequentemente, da comunidade.

Foto: Izakeline Ribeiro/EGSIDB

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe), Fortaleza – Ceará.
Site: gastronomiasocial.org.br
Redes sociais: @escolagastronomiasocial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles