Novos hábitos ampliam consumo de água mineral no Brasil

0
4574
Foto: Divulgação Naturágua

O Brasil tem cerca de 640 empresas de água mineral e mais de 800 marcas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam). Os novos hábitos de consumo, que prezam mais a saúde e o bem-estar, são fatores que têm promovido o crescimento do mercado nacional de água mineral nesta década. Atualmente, de acordo com a The International Bottled Water Association (IBWA), o País é quinto maior do mundo em produção, em segmento dominado por China e Estados Unidos. Mas nem toda a água é igual. Pelo contrário, pode haver bastante diferença entre os produtos disponíveis no mercado.

Foto: Divulgação Naturágua

As propriedades das águas que chegam às prateleiras variam de acordo com suas fontes, processos de manipulação, sais adicionados, e formas de envase. Por isso, na hora da compra é importante avaliar a origem, os processos pelos quais o produto passa até chegar aos pontos de venda e, principalmente, qual o tipo mais recomendado para o consumo.

A água pode ser mineral natural, adicionada de sais ou potável de mesa. Em linhas gerais, a adicionada de sais e a potável sofrem influencias químicas para a inclusão artificial de propriedades, ou seja, são bebidas que passam por um processo de industrialização para que possam ser ingeridas. A mineral natural, por sua vez, provêm direto da fonte e não pode ter aditivos. Os sais minerais que ela carrega vem de um processo natural, livre de qualquer manipulação fisíco-química, o que preserva seus benefícios. Todas essas informações devem constar nos rótulos das embalagens de forma visível para o consumidor.

“No Nordeste é comum encontrarmos águas adicionadas nos estabelecimentos comerciais e a grande maioria das pessoas não percebem ou não entendem a diferença entre este tipo de produto e a água mineral natural. É claro que beber água é sempre importante, mas os benefícios são ainda maiores quando você consome um produto natural”, explica Aline Telles Chaves, líder de Operações da Naturágua, empresa do Grupo Telles, e uma das marcas líderes no segmento de água mineral natural no País.

“Nossa água é composta por elementos essenciais da natureza, sendo rica em bicarbonato, cálcio, potássio, entre outros minerais, que levam mais saúde e benefícios ao corpo humano”, complementa a executiva. O cálcio ajuda na formação e conservação de ossos; o bicarbonato, tem ação digestiva; e o potássio, atua na prevenção de doenças cardiovasculares e ósseas e ainda na normalização da digestão e das funções musculares.

Primeira empresa de água mineral do Norte e Nordeste certificada com o ISO 22000 pelo Bureau Veritas Certification (BVC), maior órgão certificador do mundo, a Naturágua conta com duas unidades fabris no Ceará e 10 fontes atuando em conformidade com as exigências do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Recentemente, a companhia investiu R$ 5 milhões para o lançamento da linha Naturágua Eco, com garrafas que utilizam 30% menos plástico em sua composição, e prevê ampliar sua capacidade produtiva com a inauguração de uma nova filial em 2020.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui