O Nordeste no prato: Melhores Sabores da Cidade 2018

0
5558

O mais votado pelo público: Cantinho do Frango

Frango desossado no Cantinho do Frango. Foto: Site do Cantinho do Frango

O lugar que iniciou vendendo frango, cresceu e acolhe não só uma boa culinária regional, como grandes artistas cearenses. No cardápio há petiscos bem regionais como Língua ao molho madeira, Bolinho de Feijoada, Panelada da Vovó Ieda, Carne de Sol Trinchada, Feijão Verde, entre outros. Sucesso entre os pratos principais é a costelinha suína e bovina (assada por 15 horas) no bafo. O frango pode vir em nove versões e um dos mais solicitados é o desossado. O Frango à Cantinho chega à mesa desossado e acompanhado de baião de dois, farofa de ovos e purê de batatas. A carta de cachaças possui mais de 200 rótulos de todas as regiões do Brasil. Cervejas, vinhos e destilados completam as opções de bebidas, onde a caipirinha é sempre uma boa pedida.

Endereço: Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota

Horário Funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 10h às 16h, sexta-feira 10h às 22h30, sábado e domingo, das 9h às 19h.

Telefone: (85) 3224-6112

Facebook Cantinho do Frango / @cantinhodofrangodesde1994

Indicados:

Restaurante Benjamim

Galinha Caipira do Benjamim. Foto: Divulgação da casa

Localizado no município de Aquiraz, o restaurante tem um amplo salão, espaço infantil e um grande quintal onde as redes chamam os clientes após o almoço e as galinhas fazem companhia. O local tem como seu carro chefe a galinha caipira, produzida há 16 anos e aparece em oito versões: Ao Molho, Cabidela, Atolada, com farofa, com pequi, ao molho com pequi, Cabidela com pequi e Atolada com pequi. Muito bem servida, ela também pode ser pedida em meia porção e vem acompanhada de arroz e pirão. Panela, Buchada, Carne de sol com macaxeira, tilápia são algumas outras opções bem regionais do cardápio. No começo da refeição, o torresmo da casa é pedida certa. No final de cada refeição vale deitar na rede e pedir uma caneca do chocolate quente.

Endereço: Rua Manuel Feliciano Lima, 3560 – Aquiraz

Contato: (85) 3260.9818 / (85) 98884.9195

Horário Funcionamento: Terça a domingo, das 10h30 às 16h

Facebook Restaurante Benjamim / @vemprobenjamim

Culinária da Van

Alma do Sertão, prato da Culinária da Van. Foto: IG da Culinária da Van

Com uma cozinha cheia de tempero regional, o restaurante Culinária da Van só aumenta sua clientela que não se restringe apenas a população do Bairro Benfica, onde fica localizado. Comandado por Vândila Régia, o local uniu a culinária cearense com um toque de criatividade. Há um cardápio fixo e opções que estão disponíveis em dias específicos da semana, como o Arroz de Camarão que marca presença na quinta-feira. Piabinhas fritas e camarões crocantes são opções de petiscos, enquanto o Vatapá de Camarão e o Porco do Bafo são pratos para uma refeição completa. Algumas opções tem nomes bem regionais como o Alma do Sertão que chega à mesa com arroz cremoso de carne de sol, cubinhos de queijo coalho, chips de banana e cebolinha. Continuando no regionalismo, mas na sobremesa, a cocada de forno com sorvete é uma ótima pedida.

Endereço: Rua Waldery Uchôa, 230, Benfica

Horário Funcionamento: Quarta-feira e quinta-feira, das 17h à 00h; sexta e sábado, das 12h à 00h; e domingo das 11h às 18h.

Contato: (85) 32838600

Facebook Culinária da Van / @culinaria.davan

Alpendre

Panelada no Alpendre. Foto: IG do Bar Alpendre

O lugar começou como uma mercearia em 1989 e foi mudando de cara e aumentando o espaço ao longo dos anos. Hoje tem mais cara de bar do que restaurante, mas isso não impede de oferecer uma culinária regional, que combina muito bem com a variedade de cervejas e cachaças da casa. No cardápio de pratos, panelada, arroz de carneiro, feijoada, entre outras opções. Já se o cliente preferir petiscar há vários sabores de espetinho, linguiças e o mais querido das opções, o queijo coalho com melaço.

Endereço: Rua Torres Câmara, 181 – Aldeota

Horário de funcionamento: terça-feira a quinta-feira, das 17h às 2h, sábado, das 10h às 2h e domingo, das 11h às 20h.

Telefone: (85) 3261-1525

Restaurante Maria Chica

Buffet regional completo no Maria Chica. Foto: Divulgação da casa

O restaurante Maria Chica é um amplo buffet de comida nordestina, localizado no bairro da Parangaba. Entre as opções para o almoço, bolinho de macaxeira, escondidinho de carne de sol, baião de dois, panelada, arroz de carneiro, panelada, rabada, torresmo, banana com canela, peixe a delícia, entre outros pratos que são a cara do Nordeste. Doces regionais como mamão com coco, doce de leite e pudim estão entre as escolhas para sobremesas. Para levar para casa o cliente pode comprar rapadura, sequilo, castanha, cocada e mais uma boa variedade de doces, além de uma foto no estilo Lampião e Maria Bonita.

Endereço: Rua Thomas Edson, 239 – Parangaba

Horário de Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira, das 11h30 às 15h; sábado e domingo, das 11h30 às 16h.

Telefone: (85) 3292-5646

Facebook Maria Chica / @restaurante.mariachica

Melhores Sabores da Cidade 2018

Com a participação de jurados e equipe do Sabores da Cidade foram selecionados 75 estabelecimentos entre os melhores da cidade. A seleção foi ao ar no site www.saboresdacidade.com, de 1º a 15 de novembro, e o público fez suas escolhas em 15 categorias: O melhor pão, Saudável e delicioso, Oriental, Italiano, A novidade do ano, Experiência Gastronômica, Chef do Ano, O Doce da Emoção, O Nordeste no Prato, A Pedida do Dia, De Frente Para o Mar, Aquele Café, A Pizza Preferida, O Sanduíche e Sorvete Imperdível. O resultado da votação popular foi divulgado em coquetel realizado no Hotel Gran Marquise no dia 3 de dezembro.

O prêmio Melhores Sabores da Cidade 2018 é apresentado por Minalba Premium, conta com o patrocínio de Hotel Gran Marquise, Primeira Mesa, Queijaria Laguna, Granja Regina, Villa Italia Brazil, Brava Wine, Mallory e Nossa Fruta Brasil; e apoio de Nespresso Brasil, Grupo Famiglia Valduga e Ponto Nero, Fortali, Brothers and Bier, One Two Drink Bar, Atelie Estrutura e Iluminação, Fort Eventos For Business, J. Acrílico, DJ Morr e Mercadinhos São Luiz. O evento é assinado pela Pah! Comunicação e Eventos.

Clique aqui e saiba mais sobre o Melhores Sabores da Cidade 2018

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui