Receita vegana: paçoca de carne de caju

0
1789

Receita vegana de paçoca com fibra de caju

Foto: Izakeline Ribeiro

Por que fazer uma paçoca de carne de caju? Essa foi uma das perguntas que precisamos responder na disciplina Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, que faz parte do mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. O desafio era escolher um item da biodiversidade brasileira e realizar alguma receita, elaborando a ficha técnica e nutricional.

Eu e minha dupla, Jason Gonçalves, escolhemos o caju. Para contextualizar com nossos projetos, uma das ideias foi fazer a paçoca por ser uma preparação presente em pratinhos (tema da minha pesquisa). Com as devidas adaptações para utilizar a carne de carne de caju no lugar da carne de sol, apresentamos uma receita vegana, tornando o prato mais inclusivo e sustentável ao usar o alimento de forma integral. Desta forma, pode estar em opções de pratinhos veganos, em cardápios de restaurantes e até mesmo ser aproveitado em políticas públicas voltadas para alimentação e valorização de pequenos produtores.

Paçoca de carne de caju – Foto: Izakeline Ribeiro

Ingredientes:

500 g de carne de caju
500 g de farinha de mandioca fina
9 g dentes de alho
150 g de cebola
80g de pimentão verde
80g de pimentão amarelo
80g de pimentão vermelho
75g de óleo de coco (5 colheres de sopa)
Suco de 1 limão
30 a 50 ml de vinagre
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de chá de colorau

Modo de preparo:

Lave os cajus e retire as castanhas deles. Esprema o caju com as mãos limpas mesmo, puxando a fibra e já dando formato de carne desfiada, para tirar o líquido. Depois, passe o caju (friccionando) em uma peneira para ajudar a tirar o que sobrou do suco. Lave essa carne de caju para retirar a acidez dela, peneirando-a logo em sequência para escorrer a água. Depois, tempere com limão, 30 a 50ml de vinagre, pimenta do reino, sal e colorau a gosto, além do alho. Reserve a carne temperada por 5 a 10 minutos, para que ela pegue o sabor. Coloque óleo em uma frigideira grande, em seguida, adicione a cebola, alho, pimentões e a fibra por último e refogue bem. Após 4 a 5 minutos de cocção, adicione a farinha de mandioca e mexa até dourar a farinha.

APRESENTAÇÃO

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui