Vai ter pratinho no Mestrado em Gastronomia da UFC

1
1573
Pratinho da Tia Célia - Foto: Íris Imagem

Estou entre as pessoas selecionadas para o Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará

Pratinho da Tia Graça – Foto: Sabores da Cidade/Íris Imagem

Quando eu criei o Sabores da Cidade, em 2009, eu tinha um objetivo: compartilhar minhas experiências gastronômicas em Fortaleza e conseguir um emprego como jornalista na área da gastronomia. E, mais de 10 anos depois, ainda estamos por aqui? Sim! Os empregos vieram, oportunidades de outros trabalhos também e seguimos por aqui. Mas, a gastronomia acabou me levando além também nos estudos, como a especialização em Gastronomia (UniFanor) e o curso técnico de Cozinheiro (Senac), entre tantos outros. A cada nova formação sempre pensei em aprender mais para produzir melhor para o Sabores da Cidade e também pelos lugares onde passei e permaneci.

Agora chega uma nova fase e, com ela, posso dizer que também novos objetivos. Depois de uma primeira tentativa frustrada, em 2021, eu passei na seleção Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vocês não têm ideia de como eu queria estar nesse mestrado. A ansiedade chegava me consumia até que do ano passado para cá tomei minhas providências e procurei ajuda para melhorar o projeto e deixá-lo mais apto para a seleção, que tinha três fases (projeto, arguição e currículo). A cada fase, uma emoção diferente. Até que saiu o resultado final e meu nome estava lá.

Quando vi o resultado não consegui me conter de tanta alegria e, claro, já fui compartilhando com todo mundo. Agora, virão novos desafios que pretendo superar para, além de jornalista, me firmar como pesquisadora e escritora de temas que envolvem a nossa cultura alimentar. Ah! Também quero ser professora. Para começar, meu projeto de pesquisa é sobre o que aqui em Fortaleza chamamos de “Pratinho” ou “Pratim”. A ideia é poder verificar como esse jeito de comer passou de uma renda extra em períodos de festas juninas a comida de rua popular em Fortaleza. Aqui no Sabores da Cidade tem inúmeras matérias sobre o tema e também um artigo que já aborda um pouco das questões que pretendo estudar durante o mestrado.

Estou muito animada e seguirei compartilhando com vocês aqui cada novidade dessa minha jornada na gastronomia que, certamente, ainda tenho muitos caminhos a percorrer.

Resultado final: https://ppggastronomia.ufc.br/wp-content/uploads/2022/07/resultado-final-edital-001-2022-seleCAo-do-mestrado-em-gastronomia-apos-recurso.pdf

Mais informações sobre o Programa de Pós Graduação em Gastronomia: https://ppggastronomia.ufc.br/pt/

Comentários

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui