Sabores da Cidade realiza 10ª Degustação de Ovos de Páscoa de Fortaleza

4
368
Por Juciana Gurgel - Especial para o Sabores da Cidade

Em 2024, a degustação às cegas contou com a participação de 31 docerias e 54 ovos

Divulgar e promover a confeitaria cearense, apresentando e reafirmando a qualidade das confeiteiras(os) e doceiras(os) de Fortaleza. Com esse intuito o Sabores da Cidade realizou a 10ª Degustação dos Melhores Ovos de Páscoa de Fortaleza na última quinta-feira, dia 14, no Palatium Lounge e Eventos em grande festa com 54 novos produtos de 31 confeitarias diferentes para a Páscoa de 2024. Uma lista de sugestões completa para todos os gostos. O evento contou com o patrocínio Palatium Lounge e Eventos, Mercadinhos São Luiz e Primeira Mesa Fortaleza, produção de Lidu Figueiredo e apoio de Blum Mkt, Elaine Portobello, Lugar de Festa Locações, Melejus e Cia, Magnum Fotografias, Alisson Pimenta e Vipvalet Roberto Jucá.

Os ovos foram avaliados por 22 jurados divididos, que experimentaram entre 11 a 15 ovos de quatro categorias: Ovo Inteiro, Ovo de Colher, Ovo de Casca Recheada e Ovo Funcional ou Vegano. Divididos em quatro grupos, eles avaliaram os quesitos criatividade, aparência, aroma, textura e sabor, estes dois últimos com a maior pontuação. Os ovos foram numerados de forma aleatória, conforme cada categoria. As docerias foram convidadas e nenhuma delas pagou para participar. Ao aceitar o convite, cada doceria se comprometeu em entregar dois ovos iguais para degustação e exposição. O júri contou com profissionais da área de gastronomia, jornalistas, influenciadores e seguidoras do Sabores da Cidade: Iury Costa, Wecton Rivas, Danilo Matos, Caroline Albuquerque, Luís Rafael Cruz, Tassiana Ribeiro, Tereza Dayana, Karol Teodoro, Yasmin dos Anjos, Felipe Pontes, Diogo Albuquerque, Lorena Machado, Rebeka Lúcio, Paola Vasconcelos, Vitória Correia, David Cid, Daniella de Lavôr, Rayane Mendonça, Marina Araújo, Larissa Maia, Alicia Sei e Sarah Anne Gomes.

O campeão geral foi o Ovo Cajuí da Lu Oliveira Doceria, uma expressão de arte pintado a mão em homenagem às riquezas do Nordeste brasileiro, preparado com a casca de chocolate branco e ao leite com recheio de brigadeiro de castanhas torradas, doce de caju cristalizado e chocolate ao leite, também foi o primeiro lugar na categoria Ovo de Casca Recheada e quase conseguiu a nota máxima com todos os jurados. Na segunda colocação geral, o Ovo Triplo Caramelo da Choko Brownie feito com casca de chocolate gold e pedaços de sucrilhos caramelizados, além do recheio de caramelo artesanal cremoso. O terceiro colocado foi Capuccino Supreme da Flavor Confeitaria Artesanal, um ovo com casca externa de chocolate com pintura à mão feita com manteiga de cacau colorida, um recheio de ganache de capuccino e caramelo com flor de sal, finalizado com casca interna de chocolate branco caramelizado com praliné de castanha de caju. Os dois últimos ovos citados também foram segundo e terceiro lugar na categoria Casca Recheada, mostrando que essa categoria também ficou no topo das preferências.

Na categoria Ovo Inteiro o primeiro lugar ficou com o Ovo Café da Doce Mel feito com casca ao leite por um lado e meio amargo no fechamento com pintura artesanal de manteiga de cacau e recheio de caramelo cremoso salgado e ganache intensa de café. O Ovo Cupuaçu da MOA Chocolates levou a segunda colocação e é produzido com o chocolate 70% intenso, vencedor de prêmios internacionais, enriquecido com pedacinhos de cupuaçu, uma camada extra de chocolate branco vegano e mais drágeas de jujuba de cupuaçu. O terceiro lugar dessa categoria foi o Ovo Speculoos da Confeitaria Julieta, apresentando uma casca de chocolate branco, com pedacinhos crocantes de biscoito Speculoos com recheio de caramelo salé e brigadeiro suave de canela.

Para a categoria com o maior número de ovos de Páscoa, a Ovo de Colher, o grande vencedor foi o Ovo Franuí da Brigaderia 85 com uma casca de chocolate ao leite e recheio de ganache de chocolate ao leite, chocolate branco e geleia artesanal de framboesa. O doce argentino fez sucesso e fez parte também da segunda colocação com o Ovo Franuí da Mom’s Cake feito com casca de chocolate amargo nobre e recheio de brigadeiro de chocolate branco e geleia de framboesa. Na terceira posição, o ovo Pink Limonade da Cake 2 Confeitaria, uma releitura da bebida de mesmo nome com casca de chocolate branco, flocos de arroz e no recheio uma combinação de geleia de morango artesanal, mousse de limão, brigadeiro de ninho e biscoito crocante amanteigado. Nesta categoria, a combinação com frutas vermelhas se destacou para os jurados.

Passando para a categoria que contempla pessoas com restrição alimentar e/ou escolhas alimentares específicas, na Ovo Funcional ou Vegano temos o ovo Délice du chocolat et l’orange da Ale Felix Patisserie como vencedor. Com belíssima apresentação decorado com macarons, ele vem com casca de chocolate nobre 70% cacau e recheio de ganache de chocolate ao leite vegano, toque de licor de laranja, amêndoas laminadas, torradas, pedaços de damasco, tâmaras e laranja cristalizada. Em segundo lugar Ovo Choco Caramel da Cacao Confeitaria Saudável produzido com uma casca artesanal de chocolate 70%, recheado com uma camada de brownie funcional, seguido de uma camada do creme de caramelo salgado, ganache de chocolate 70% e finalizado com cacau em pó polvilhado. Já o ovo Cajutella da Nüsse Café conquistou a terceira colocação e é feito com casca de chocolate meio amargo com pedacinhos de crocante de castanha e finalizado com cacau 100%, além do recheio da Cajutella, uma pasta cremosa de castanha de caju com chocolate, produto exclusivo e desenvolvido pela Nüsse.

As opções não param nas preferências dos jurados. Mais 42 opções dos mais diversos sabores, alguns tradicionais, outros bem criativos, novos recheios, produtos que fizeram sucesso, da forma que o cliente preferir, estão à disposição. A doceria cearense tem muito a oferecer e o Sabores da Cidade está aqui para incentivar que o público compre e prestigie a nossa confeitaria local.

Confira os detalhes de todos os ovos nos links abaixo, conforme as categorias

Comentários

Comentários

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui