Seminário Agrosetores Ceará 2018 discute agronegócio no Estado e estimula Produtores rurais cearenses

0
670
Toinho do Preá apresentou seus produtos no 2º Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati
Toinho do Preá apresentou seus produtos no 2º Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati

Discutir ações e projetos destinados a desenvolver o agronegócio no Ceará, possibilitando o contato do público com artigos vindos direto dos produtores rurais será um dos objetivos do Seminário Agrosetores Ceará 2018. Realizado pelo Instituto Future, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o evento acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, e contará com rodadas de negócios, mesas temáticas, palestras e reuniões para debater assuntos relativos aos setores elencados.

Um panorama do setor agropecuário cearense por meio das Câmaras Setoriais e Temáticas existentes também será exposto durante o evento. No Ceará, as câmaras ligadas ao agronegócio atuam para promover as cadeias produtivas de frutas, flores, mel, leite, ovinocaprino, tilápia, trigo, caju, camarão, carnaúba e equinos.

Já a pauta de debates do Seminário passará por temas como a atração de investimentos estrangeiros para o agronegócio brasileiro, meio ambiente e agronegócio, comércio exterior e floricultura e a importância da transposição do Rio São Francisco para a segurança hídrica no Ceará.

De acordo com o diretor de Agronegócio da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro, este é um importante momento para debater as principais dificuldades de cada setor e as possibilidades de alavancar os negócios dos produtores cearenses. “Apresentar o setor do agronegócio cearense à sociedade, discutir as demandas de cada segmento e propor ações estratégicas para 2019 são alguns dos nossos maiores propósitos com a realização do evento. A gastronomia local também se fará presente de maneira muito marcante no Seminário, valorizando e apresentando saberes, processos e produtos locais através de chefes convidados e dos alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco”, explica.

Lançamento da nova dinâmica das Câmaras Setoriais

Um dos momentos mais aguardados do evento será o lançamento da nova dinâmica das Câmaras Setoriais do Estado do Ceará. A novidade será anunciada e explanada no primeiro dia do Seminário, durante a solenidade de abertura, com a apresentação do novo formato adotado pelo Governo do Ceará, por meio da Adece, e construído em parceria com os principais setores da economia cearense.

“Foi um trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2018 e construído a quatro mãos. Além da Adece, participaram da elaboração do modelo os principais representantes dos setores da agropecuária, indústria e comércio cearense, além das Câmaras Setoriais já existentes. Dentre as principais entidades que uniram esforços nesse trabalho de reconstrução estão Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), além dos projetos Ceará 2050 e Fortaleza 2040”, comenta o presidente da Adece, Eduardo Neves.

A cerimônia contará ainda a posse dos novos presidentes, vice-presidentes e secretários-gerais das Câmaras Setoriais e Temáticas para o exercício de janeiro a dezembro de 2019.

Serviço

Seminário Agrosetores

Data: 11 a 13 de dezembro de 2018

Horário: 9 horas

Local: Centro de Eventos do Ceará

Mais informações: http://institutofuture.com.br/agrosetores/

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui