Chega às telas da televisão a série documental “Eles contam Fortaleza” com foco na memória afetiva da gastronomia na capital cearense

Uma nova programação da TV Diário estreia em dezembro com conteúdos e entrevistas exclusivas que destacam a identidade cultural e gastronômica da capital cearense. A série documental “Eles Contam Fortaleza”, idealizada pela jornalista Letícia Borges, mergulha nos sabores e saberes fortalezenses.
A série é um especial em quatro episódios que mergulha nas trajetórias de pessoas emblemáticas que fortalecem a história e a identidade cultural da capital cearense por meio de seus negócios também estreia em dezembro.
A produção parte da memória afetiva e a resistência cultural para explorar a gastronomia fortalezense. O novo programa tem estreia marcada para o dia 7 do próximo mês, com exibição aos domingos às 10h30. Ao longo de quatro semanas – 7, 14, 21 e 28 de dezembro – o público será convidado a mergulhar nas histórias que celebram a culinária local.
Os quatro episódios da série homenageiam figuras relevantes da gastronomia na capital cearense. O primeiro é dedicado a Zenilda Bezerra, fundadora do tradicional Restaurante da Zena, referência na culinária local há mais de meio século. O segundo episódio destaca Oscar Vitor de Holanda, responsável por manter vivo o prestígio do Restaurante Caravelle, um dos mais emblemáticos da cidade desde a década de 1960.
Já o terceiro episódio apresenta a chef e professora da UFC Mattu Macêdo, cujo trabalho é voltado para a valorização da tradição da culinária cearense. Por fim, o último episódio conta a história de Francisco Antônio Serafim da Silva, conhecido como Nem, o Rei da Língua, que preserva a culinária popular no Mercado São Sebastião com seu famoso prato de língua.
A jornalista e pesquisadora Izakeline Ribeiro, que participou da série falando sobre a perspectiva da cultura alimentar da capital cearense destaca que “ao reunir essas trajetórias, a série evidencia que a identidade de Fortaleza é construída por pessoas que transformam comida em narrativa, afeto, trabalho e legado. Documentar suas histórias é reconhecer que esses guardiões do sabor são fundamentais para preservar e fortalecer o que a cidade tem de mais genuíno: seus modos de fazer, comer e viver”.
Empreendedorismo na região Nordeste
A valorização do empreendedorismo da região Nordeste também está no foco, com o programa “Nordeste Empreendedor”, uma revista eletrônica dedicada ao empreendedorismo e aos negócios da localidade. Com a apresentação do jornalista Allisson Marques, a primeira temporada estreia no dia 1° de dezembro, contará com 10 episódios e será exibida às segundas, quartas e sextas-feiras, às 20h.