5 Feiras Orgânicas para comprar legumes e verduras em Fortaleza

2
16246
Uma das feiras orgânicas mais tradicionais tem o apoio da Prefeitura. Foto: Thiago Matine

A procura por alimentos agroecológicos não é de hoje, mas a busca se intensificou nos últimos anos, devido a onda de doenças causadas por agrotóxicos e a crescente contaminação do solo. Os espaços que oferecem produtos limpos de agrotóxico, e que de quebra promovem a agricultura familiar, aumentou e podemos conferir vários por Fortaleza. Confira cinco opções que listamos:

La Feira Orgânica – O local na verdade é uma feira fixa, como um pequeno mercado, que além dos orgânicos também vende produtos que ajudam na preservação do meio ambiente. Toda a produção é proveniente da agricultura familiar e desce direto da Serra da Ibiapaba para o mercadinho. La Feira ainda possui uma cafeteria e um quintal, que no final de semana fica repleto de crianças com os eventos infantis promovidos pelo local.

Tomates cajá, mais doce e livre de agrotóxicos. Foto: Instagram La Feira Orgânica

Endereço: Rua Torres Câmara, 996. Funcionamento: Segunda-feira a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 8h às 14h.

Feira Muda Meu Mundo – A feirinha acontece todos os sábados na Praça das Flores e a produção vem de pequenos produtores de diversos sítios no Ceará. A Cooperativa Caroá é uma das fornecedoras. As responsáveis pela feira acompanham todo o processo de produção dos alimentos, inclusive dando consultoria para os produtores, para ter a certeza de oferecer produtos sem agrotóxico. Para quem não pode esperar pelo sábado, há prateleiras Muda Meu Mundo em três unidades dos Mercadinhos São Luiz: Rui Barbosa, Benfica e Miguel Dias.

A ecobag é sempre bem-vinda na Muda Meu Mundo. Foto: Instagram Feira Muda Meu Mundo

Endereço: Praça das Flores. Funcionamento: Sábado, 8h às 11h. Observação: Traga sua ecobag.

Feira Agroecológica e Solidária – Toda primeira sexta-feira do mês acontece a feira agroecológica no Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA). Os produtos chegam de Itapipoca, Sertão Central, Sobral, entre outros municípios do Ceará. As 15 feiras apoiadas pela CETRA comercializam produtos cultivados com princípios agroecológicos de oferecer alimentos livres de agrotóxicos, transgênicos e da exploração humana.

Agricultora Maria Helena de Senador Pompeu, umas das fornecedoras das feiras da CETRA. Foto: Instagram Centra CE

Endereço: Sede CETRA – Rua Capitão Gustavo, 3842, São João do Tauape. Funcionamento: Toda primeira sexta-feira do mês, das 15h às 18h.

Feira no Mercado dos Pinhões – Toda terça-feira o Mercado recebe a Feira de Produtos Orgânicos da Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica, reunindo diversos produtores de frutas e legumes do Estado, apoiada pela Prefeitura de Fortaleza. Os produtos chegam de Guaraciaba do Norte, Redenção, Pacatuba, Aquiraz, entre outros. Os produtores possuem uma certificação de renovação anual, que confirma a isenção de agrotóxicos nos alimentos.

Uma das feiras orgânicas mais tradicionais tem o apoio da Prefeitura. Foto: Thiago Matine

Endereço: Mercado dos Pinhões – Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro. Funcionamento: Terças, das 5h às 13h. Observação: pagamento em dinheiro.

Feira Agroecológica do Benfica – Acontece de 15 em 15 dias aos sábados na Praça da Gentilândia. No dia 26 de outubro será realizada sua próxima edição. Além dos alimentos, é possível encontrar lanches veganos, bazar, farmácia viva e até atrações culturais.

Uma das feiras mais antigas de Fortaleza. Foto: Instagram Feira Agroecológica do Benfica

Endereço: Praça da Gentilândia – Av. Treze de Maio, 2311. Funcionamento: 7h às 12h. Observação: Confira o Facebook Feira Agroecológica do Benfica para confirmar as datas da feira.

Comentários

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado!!!! Nem todos estes locais Da reportagem vendem alimentos ORGÂNICOS, alimentos orgânicos devem ser certificados e respeitar a lei 10.831. Da reportagem só conheço como orgânico alguns feirantes do mercado dos pinhões e o la feira orgânicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui