Os balcões passaram a simbolizar a interação e a proximidade do cliente com a cozinha nos restaurantes brasileiros. Mais que uma parte da ambientação, a estrutura tem criado uma experiência mais dinâmica, especialmente para que aprecia observar a preparação dos pratos.
Eles funcionam, ainda, como uma atração visual. A cozinha é um espetáculo à parte, especialmente quando chefs criam pratos de forma visualmente interessante. Isso pode se tornar um dos maiores atrativos do restaurante.
LEIA MAIS | Quatro opções de ‘Bolo Matilda’ para provar em Fortaleza
No balcão é possível criar um ambiente mais descontraído, com interações e mais social. Essa é também uma de suas melhores características. Além, claro, de essa proximidade com a cozinha humanizar a experiência, o que pode criar uma maior conexão com o restaurante.
Indicações
Os leitores e leitoras do Sabores da Cidade, por exemplo, indicam alguns bons lugares onde comer no balcão é também um toque especial para vivência. Ryori Iguatemi, Matina Brunch e Café, além de Manur Izakaya, são alguns dos lugares citados.

Hamilton Sobreira curte o balcão do Matina. Em suas visita à cafeteria, é no balcão que ele aproveita as refeições quase todas as vezes. “A liberdade do balcão nos remete a algo retrô e elegante que o Matina apresenta”, diz.
Ele comenta que do balcão é possível observar quem prepara as bebidas, entre cafés e drinks, trabalhando.
E é essa a proposta da casa. O Matina tem um balcão “pensado para proporcionar uma experiência mais próxima e acolhedora, onde o cliente pode sentir a energia do preparo e a atenção especial da equipe”, informa.

Como sugestão para apreciar no balcão, a casa sugere o cappuccino Matina, que é o produto que mais sai na casa, até mais que água. É o cappuccino da casa, feito com sete especiarias secretas desenvolvido pela chef Vanessa Viana. Custa R$ 19.
No Ryori localizado no Iguatemi Bosque, a nutricionista Ana Karoline Costa costuma usar o balcão por remeter a uma crença de que “comer sushi perto do sushiman proporciona experiência diferenciada”, ela conta.
“Acredita-se que o sushiman vai servir um preparo de acordo com a sua percepção do cliente e em minhas experiências sentadas no balcão do Ryori resultaram em sushis saborosos, além de poder acompanhar a arte da execução do sushi, que é um espetáculo gastronômico que, infelizmente, quem senta longe do balcão não pode acompanhar”, completa Ana.

Além do balcão, o Ryori é destaque na cidade pela comida servida. No 9° Melhores Sabores da Cidade, a casa conquistou o prêmio de melhor restaurante oriental de Fortaleza.
Serviço
Matina Brunch e Café
Instagram: @matinabrunchcafe
Endereço: R. República do Líbano, 640 – Meireles
Funcionamento: Terça a domingo 7h às 20h
Ryori Iguatemi
Instagram: @restauranteryori
Endereço: Shopping Iguatemi Bosque
Funcionamento: Seg. a Dom. 11h30 às 22h
Manur Izakaya
Instagram: @manur.izakaya
Endereço: R. Araken Silva, 113 – Dionísio Torres
Funcionamento: Quarta a domingo – 18h30 às 23h