Chamego

0
3895

A Chef Marina Araújo busca o protagonismo feminino, o regionalismo, a sustentabilidade e a igualdade social no seu sonho O Chamego.

Bolinho de banana da terra com queijo coalho do MST. Fotos cedidas pelo estabeleccimento.

O Chamego é um bebê, nasceu em setembro de 2020 direto dos sonhos da Chef Marina Araújo e hoje já embarca em nova casa na Rua Antônio Augusto. Comida justa e afetiva é a proposta da Chef que deixa claro a importância e apoio a valorização dos produtores locais e independentes, a Reforma Agrária, aos saberes e sabores ancestrais e regionais. Marina traz a força feminina para a gastronomia cearense, sempre tão excluída neste mercado, mas que vem lutando pelo seu espaço.

Marina começou na gastronomia através da confeitaria com a mar O Meu Querido Bolo, sua estreia na cozinha. Depois de passar por uma das maiores confeitarias de Fortaleza, Marina mudou-se para São Paulo e trabalhou com comida saudável. Partiu para uma carreira internacional em Portugal, onde aprendeu muito e lugar que traz boas lembranças. No início de 2020 retornou a Fortaleza e com o cenário pandêmico instaurado, em 2 de abril cria junto de amigos a ONG Auê do Amor, que assistiu quase 50 comunidades em Fortaleza. No segundo semestre começou seu sonho antigo, a materialização do O Chamego, uma marca que existe há quase 5 anos e que resume o que Marina acredita ser uma cozinha de verdade: ancestralidade, maior igualdade social, consciência ambiental, regionalismo e protagonismo feminino.

No cardápio do novo O Chamego, as dicas da própria chef são o Bolinho de banana da terra com queijo coalho do MST, acompanha ketchup artesanal de goiaba; a Coxinha de carneiro feito com ovinos criado solto nos assentamentos do MST; e o Acarajé preparado como manda a tradição. Para beber, o cliente pode escolher entre os nomes tirados do regionalismo, o Xêro com geleia de pitaya, limão, Shcwepps Citrus, gin e gelo; o Realce preparado com Gin, tangerina, alecrim, ginger ale artesanal e gelo; e o Sonho Meu com gin, cajá umbu, xarope de gengibre artesanal e gelo.

Endereço: Av. Antônio Augusto, 700 (a inaugurar) Horário Funcionamento: Terça e quarta 12h as 16h; quinta, sexta e sábado 12h as 21h30; domingo 9h as 18h. Contato: (85) 99408-5775 Instagram: @ochamego

Comentários

Comentários