Com um menu baseado em frutos do mar, Vilani comanda há 26 anos um restaurante na sua casa
Maria Vilani Rodrigues, 64 anos, 26 deles a frente do seu restaurante de frutos do mar, o La Vilani. “Eu me identifico muito com essa comida simples, essa comida de casa, a comida que todo mundo gosta”, explica a cozinheira. Ela deixou o trabalho em um banco para tentar um novo mercado e começou com um barzinho com venda de bebida e petiscos.
Mas, Vilani ainda não tinha se encontrado com o bar e resolveu a arriscar pratos para almoço e jantar. Foi a sua boa mão nos temperos caseiros para frutos do mar que fez sua fama no bairro do Mucuripe e por toda cidade de Fortaleza, sem precisar de publicidade, apenas no boca a boca. Quem sempre está ao seu lado, desde o começo, é sua irmã Vânia Rodrigues. Ela cuida do salão, enquanto Vilani comanda a cozinha. Tudo é preparado no dia com produtos frescos.
Ela lembra do seu primeiro prato, o peixe ao molho de camarão e da sua criação o arroz de frutos do mar. No cardápio, o arroz de camarão e a peixada cearense com direito a muito molho e pirão estão sempre entre os mais pedidos. “Eu quero passar para o meu cliente aquilo que eu gosto de comer, que vai passar direto do mar pra sua casa”, explica. A pandemia chegou e as duas irmãs conseguiram levar os pratos para a casa do cliente, mas a situação não abala Vilani, ela acredita que todos serão felizes no seu restaurante novamente.
Restaurante La Vilani – Rua Olga Barroso, 331 – Mucuripe. Telefone: (85) 3263-5056
Vilani é uma das personagens da série “Valores da Gastronomia em Fortaleza”. O projeto foi proposto aprovado no VII Edital das Artes (2018), categoria Mídia Digital, da Secretaria de Cultura de Fortaleza.