Vinhos da Quinta Vale Dona Maria (Douro – Portugal) chegam a Fortaleza

0
2090
Vinha da Francisca - Foto: Izakeline Ribeiro

Empório Delitália estreia vendas de produtos da Quinta Vale Dona Maria em Fortaleza

Sommelier Patricia Brentzel apresentou a Quinta Vale Dona Maria em evento para convidados no restaurante Quintal – Empório Delitalia – Foto: Izakeline Ribeiro

Em evento exclusivo para convidados, a sommelière da Interfood Patrícia Brentzel apresentou rótulos recém-chegados a Fortaleza da Quinta Vale Dona Maria. O jantar, realizado no Restaurante Quintal, na última terça-feira (07), começou com a apresentação da vinícola, que é comandada por Cristiano Van Zeller, um dos enólogos mais respeitados do Douro, e sua filha Francisca.

Rufo Branco – Foto: Izakeline Ribeiro
Ceviche de beijupirá em água de pepino – Foto: Izakeline Ribeiro

O jantar iniciou com o vinho Rufo Branco Douro 2017 – ainda indisponível em Fortaleza – perfeitamente harmonizado com um ceviche de beijupirá em água de pepino.  As uvas Arinto, Códega de Larinho e Rabigato combinadas apresentam um vinho fresco com aromas de frutas tropicais, acidez e sabor equilibrados.

Rufo Tinto – Foto: Izakeline Ribeiro
Bacalhau com linguiça portuguesa e legumes – Foto: Izakeline Ribeiro

Na sequência, um Bacalhau com linguiça portuguesa foi ladeado pelo ótimo Rufo Tinto Douro 2016. O equilíbrio em boca, a sensação de aveludado e o aroma intenso de frutas vermelhas e negras deixou o bacalhau ainda melhor, sendo que o toque da linguiça complementou a experiência de sabores. O vinho já está disponível na loja do Empório Delitália e custa R$ 109,90.

Vinha da Francisca – Foto: Izakeline Ribeiro
Carré de carneiro com purê de jerimum e demi-glace de especiarias – Foto: Izakeline Ribeiro

A grande sensação da degustação foi o Vinha da Francisca 2015. Muito bem servido com um um carré de carneiro, purê de jerimum e demi-glace de especiarias. O vinho que traz a uva Tinta Francisca também é uma homenagem à filha do enólogo Van Zeller. Touriga Franca, Sousão, Rufete e Touriga Nacional completam o blend desse rótulo espetacular também disponível no Empório Delitália por R$ 850. Para o serviço, é ideal passar pelo decanter uma hora antes, pelo menos. Os 22 meses em barricas de carvalho francês (50% novas) colaboram para o tom equilibrado e elegante desse rótulo.

A sobremesa, um mini sundae de chocolate com calda de frutas vermelhas ganhou a companhia de Porto Tawny 10 anos, que ainda não está disponível por aqui, mas devemos aguardar.

A vinícola

A vinícola localizada em uma da regiões vitivinícolas mais importantes do mundo, o Douro em Portugal, é a mais recente aquisição da Aveleda, maior vinícola da região dos Vinhos Verdes.   Apesar da aquisição, Cristiano Van Zeller e sua filha Francisca permanecem à frente da enologia da vinícola.

Hoje, a Quinta possui 28 hectares de vinhas, sendo que metade delas possuem mais de 60 anos, pertencendo à família da esposa de Cristiano, Joana, há mais de 200 anos. Segundo ele, o Douro é uma mistura entre Borgonha e Bordeaux. Em suas palavras, “somos uma espécie de pequena Borgonha, onde cada parcela é um ‘cru’ especial e único, multiplicado pelas extraordinárias combinações que advêm da mistura de castas. Esta ideia de uma pequena Borgonha não é apanágio só da Quinta Vale D. Maria. Todo o Douro pode, e deve, ser olhado dessa maneira”.

A semelhança com Bordeaux advém do fato de que as divisões entre as Quintas do Douro são muito homogêneas. Desta forma, a Quinta Vale D. Maria se propõe a expressar o que o Douro tem a oferecer de melhor através de seus vinhos, respeitando métodos clássicos como a pisa e fermentação em lagar.

Van Zeller também faz parte dos famosos Douro Boys, cinco produtores que se juntaram na década de 2000 para promover a região e seus vinhos de forma coletiva: Niepoort, Quinta do Vale Meão, Quinta Vale Dona Maria, Quinta do Vallado e Quinta do Crasto.

Empório Delitalia

Av. Des. Moreira, 533 – Meireles. Funciona todos os dias, das 6h30 às 22h. Telefone: (85) 3133-5000

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui