Sabores do Ceará: broa e bulim

1
16316

Comida é afeto e memória. No Ceará, entre tantos sabores afetivos, a broa e o bulim marcam lembranças e seguem presentes no cotidiano do cearense

A oferta de doces e biscoitos das mais diferentes origens é diversa. Nas confeitarias cearenses, farinha de trigo, manteiga e até o próprio leite condensado reinam entre as preparações. Mas, você já parou e pensou em quais seriam doces de origem local? O que seria uma autêntica doçaria cearense? Não podemos esquecer das referências e de como nossa cultura alimentar se formou e segue em transformação ao longo dos anos. É sabido que o que comemos traz heranças dos povos originários, mas também dos portugueses e dos africanos.

No entanto, por aqui vamos falar de duas iguarias que trazem como ingrediente principal produtos originados da mandioca, nativa do Brasil. Essa sim uma herança alimentar indígena e originária do nosso território. Não se sabe ao certo a origem dos biscoitos Broa cearense e Bulim. Chamo de broa cearense por conta de em outros lugares do Brasil, a broa ser associada ao preparo com fubá enquanto que a broa cearense leva fécula de mandioca. E não só isso: açúcar, leite de coco e clara de ovo completam a receita do biscoito branquinho que pode ser macio e se desmanchar na boca ou mais crocante, quando se usa o bicarbonato de amônia.

Broa cearense – Foto: Izakeline Ribeiro

Essa beleza é a cara de viagem pelo interior, mas qualquer bodega – mesmo em Fortaleza – que se preze não deixa faltar um saquinho dessa iguaria, que hoje já ganhou produção industrial e também já se faz presente em supermercados.

Outro biscoito que não falta no comércio local é o bulim, mais uma iguaria que é a cara do Ceará. Em enquete realizada no instagram, esse biscoito crocante foi escolhido como preferido entre os nossos seguidores. Essa beleza também traz a fécula entre seus ingredientes principais e para ser broa cearense só lhe falta o leite de coco. Em outros estados, costuma ser chamado também de biscoito de goma, mas vamos combinar que falar bulim e comer bulim dá muito mais satisfação.

Bulim – Foto: Izakeline Ribeiro

Comentários

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. oi boa noite
    eu querida pergunto tem compro vender biscoito doce bulim vc
    responder qual dinheiro .
    wasthapp numero vc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui