4ª Degustação de Ovos de Páscoa de Fortaleza

1
2190

Por Juciana Gurgel
Especial para o Sabores da Cidade

Degustação de Ovos de Páscoa chega a quarta edição com grande campeão

Jurados da 4ª Degustação de Ovos de Páscoa de Fortaleza com Izakeline Ribeiro (Foto: Thamires Oliveira)

O site Sabores da Cidade realizou na tarde da última sexta-feira, 02 de março, a tão esperada Degustação de Ovos de Páscoa artesanais de Fortaleza. O evento foi realizado no Espaço Rosmarino, inaugurado recentemente pelo chef Karliano Pereira, e contou com o apoio da Nestlé, Naturágua e Íris Imagem. Um total de 13 docerias e 10 jurados participaram da prova cega e o resultado foi muito chocolate pra contar história.

Fabrício e Katarina – Leitores do blog

Assim como no ano passado, de forma surpreendente, o último ovo a ser degustado foi o grande campeão da Degustação. O Ovo Profiteroles da Sablé Diamant conquistou todos os jurados e conseguiu a proeza da unanimidade. Foi uma vitória com louvor, pois além de vários pontos à frente do segundo colocado, o ovo recebeu as melhores notas em todos os quesitos julgados: Criatividade, Apresentação Geral, Custo/Benefício, Aroma, Textura do Chocolate, Sabor do Recheio e Sabor Geral. O segundo lugar foi conquistado pela Doceville e seu Ovo Torta Brownie, enquanto a Pedaços de Sabor (Ovó Praliné Supremo), Brigaderia Retrô (Ovo Céu de Brigadeiro) e Sucré (Ovo Pop Sucré), ficaram respectivamente em terceiro, quarto e quinto lugar.

Juciana Gurgel e Ralfo Ilfanger

Nesta edição de 2018, as oleaginosas como a castanha de caju, amêndoas, nozes, pistache, além da flor de sal foram os ingredientes que mais estiveram presentes nas receitas dos ovos, perdendo apenas para a presença do brigadeiro, que compôs a maioria dos recheios. O estilo ovo de colher com muito recheio em uma das metades do ovo, ainda prevalece, mas tivemos opções também onde a própria casca de chocolate foi recheada. Este ano tivemos um ovo apenas onde o chocolate branco prevaleceu e outro onde a própria casca do chocolate se misturou ao caramelo, os outros prevaleceram o chocolate ao leite e meio amargo.

Nestlé apoiou o evento

 

Entre os ovos com melhor preço, além do campeão, ficaram os produtos da La Brasilerie e da Pedaços de Sabor. Este último também foi destaque em criatividade, junto com o ovo do Mercado do Café, que trouxe uma proposta bem regional com café de Guaramiranga, chegadinha e cocada. Segundo os jurados, Sablé Diamant, Nabirra Acário e Sucré foram as docerias que melhor trabalharam com o chocolate, o que significa uma boa temperagem, processo de tratamento do chocolate que influencia na textura, snap e sabor.

Kersya Coelho, Fellipe Nogueira e Krysten Keller

 

Quando falamos de sabor, a Sablé mais uma vez conseguiu as melhores notas, mas a Brigaderia Retrô foi destaque também no sabor do recheio e no conjunto da obra, enquanto a Doceville fez sucesso com seu brownie no quesito sabor geral.

A dica para as crianças dessa edição, de acordo com a nossa jurada infantil*, Beatriz Gurgel, 9 anos, foram os ovos da Sucré com recheio na casca de pipoca caramelizada e da La Brasilerie, recheado com muito cookies, leite ninho e Nutella.

*Bia não tem voto computado.

Jurados

Ronaldo Cândido, Ivan Prado e Eduardo Amorim

Nesta edição tivemos pela primeira vez 10 jurados, dois leitores do blog e oito profissionais das mais diversas áreas da gastronomia: Kersya Coelho, Coordenadora do Curso de Gastronomia da DeVry Fanor; Ralfo Ifanger, Chef Executivo do Grupo Social Clube; Fellipe Nogueira, comanda o blog e Instagram do Gordices Fortaleza; Ivan Prado, coordenador de Gastronomia do Senac; Krysten Keller, chef do restaurante Maison Plume; Eduardo Amorim, chef executivo da Nestlé; Ronaldo Cândido, gerente do Espaço Rosmarino; Juciana Gurgel, jornalista e colaboradora do Sabores da Cidade; além dos leitores Ana Katarina Maia, selecionada pela engajamento nas mídias sociais do site, e Fabrício Moreira, sorteado através do Instagram Sabores da Cidade.

Naturágua e Espaço Rosmarino apoiaram a degustação

Como funciona?

O site convida locais que tem ponto fixo de venda e que durante o último ano ofereceram produtos de qualidade aos clientes. Os locais são selecionados a partir da experiência da jornalista Izakeline Ribeiro e de colaboradores do Sabores da Cidade. Os ovos chegaram entre 12h e 14h no Espaço Rosmarino e a equipe do site numerou de acordo com a ordem de chegada, assim foi definida a sequência da degustação. Os jurados chegaram às 15h, assim nenhum sabia de antemão de quais docerias eram os ovos.

Cada ovo é apresentado e avaliado pelos jurados tanto a casca, como o recheio. No total são 7 categorias, 4 são pontuadas (criatividade, apresentação, custo/benefício, aroma) de 1 a 10 e outras 3 (textura do chocolate, sabor do recheio, sabor geral) de 1 a 20, que no final soma no máximo 100 pontos de cada jurado e na pontuação geral dos 10 jurados, até 1000 pontos.

Confira a classificação, relação dos participantes e a descrição de todos os ovos degustados no ranking da 4ª Degustação de Ovos de Páscoa do Sabores da Cidade.

Comentários

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui