
O Mercado AlimentaCE realiza neste sábado, 19, o Mbur Tapi’oka – Festival de Cultura Alimentar Indígena Cearense. A iniciativa foi criada para celebrar, fortalecer e dar visibilidade à cultura alimentar dos povos indígenas e reunirá representantes de 15 povos do Estado.
O evento ocorre das 14h às 22h, com feiras gastronômica e de empórios, abertura de exposição fotográfica e apresentações culturais compõem a programação. Durante o festival, pratos como caldo de macaxeira, bolo de carimã, bizocu de banana-da-terra (uma espécie de pirão), cocadas, grisalho de camarão, mungunzá doce e salgado, além de galinha caipira no leite de coco babaçu, entre outros, estarão no cardápio da feira gastronômica.
Como inspiração para o evento, o termo “Mbur” vem do Guarani e remete ao sagrado, à liderança que guia com sabedoria, enquanto “Tapi’oka”, representa a própria base alimentar, o derivado da mandioca que é símbolo de sustento e partilha.
A ideia é proporcionar uma imersão para o público nas vivências dos povos originários. O festival traz rodas de conversa lideradas por Mestres da Cultura, como a cacique Pequena. Além de ter na programação manifestações culturais, como o ritual Toré e Torém, e o Coco dos Anacé.
LEIA MAIS | Cassius Coelho: da contabilidade à panificação, uma mudança de rota que deu origem à Grão D’Alino
O evento abre com visita guiada às Hortas Comunitárias AlimentaCE. O dia se encerra com o show Flertes, dos cantores Marcelo Di Holanda e Mateus Farias. Confira a programação completa abaixo.
Exposição
Também neste sábado, 19, o Mercado AlimentaCE lança a exposição “Amí – Alimento e memória dos povos indígenas do Ceará”. Uma série fotográfica com 30 imagens captadas a partir de ações itinerantes da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do equipamento.
Com fotografia do coletivo Lab Cinema Lutas, a exposição retrata as culturas alimentares de dez comunidades indígenas do estado:
- aldeia Tapera povo Tremembé em Itarema
- aldeia Queimadas povo Tremembé em Acaraú
- aldeia Gameleira povo Tapuya Kariri em São Benedito
- aldeia Lagoa Encantada povo Jenipapo-Kanindé em Aquiraz
- aldeia Munguba povo Pitaguary em Pacatuba
- aldeia Poço Dantas Umari povo Kariri em Crato
- aldeia Mundo Novo Movimento Potigatapuia em Monsenhor Tabosa
- aldeia Lagoa dos Neres povo Potiguara em Novo Oriente
- aldeia Viração povo Potyguara em Tamboril
- aldeia Feijão povo Karão em Aratuba
- reserva indígena Taba dos Anacé em Caucaia
A exposição ocorre em parceria com o Centro Cultural do Cariri, com curadoria de Jéssica Kariri e Samuel Macedo. Durante o Festival, o público poderá participar de uma visita guiada pela equipe educativa do Mercado à exposição, disponível na plataforma.
A atividade será dividida em dois horários: Turma 1, das 17h às 18h, e Turma 2, das 19h às 20h, proporcionando uma imersão no conteúdo e nas propostas curatoriais da mostra.
Programação completa
- 14h – Abertura dos portões
- 14h às 17h – Visita Guiada às Hortas Comunitárias AlimentaCE + Distribuição de mudas
- 15h às 16h30 – Roda de Conversa “Ancestralidade e Sabores: A transmissão dos Saberes Gastronômicos Indígenas, com troncos velhos, referenciando a culinária.”
- 16h45 às 18h45 – Roda de Conversa “Partilha sobre as pesquisas em cultura alimentar indígena no Ceará”
- 16h às 21h – Feiras Gastronômicas e de Empórios
- 17h às 21h – Feira de Artesanato
- 17h às 20h – Casa da Tapioca
- 17h às 20h – Abertura da Exposição “Amí – Alimento e memória dos povos indígenas do Ceará” + Visita Guiada em duas turmas (às 17h e às 19h)
- 18h às 21h – Exibição de Documentários sobre Cultura Alimentar
- 18h30 às 19h15 – Toré e Torém
- 19h30 às 20h – Apresentação “Coco dos Anacés”
- 20h – Fala de Encerramento
- 20h30 às 22h – “Show Flertes”, com Marcelo Di Holanda e Mateus Farias
Serviço
MBUR TAPI’OKA – Festival de Cultura Alimentar Indígena Cearense
19/7/2025 | SAB| 14h às 22h
Mercado AlimentaCE – Rua Dr. João Moreira, 540, Centro (no Complexo Cultural Estação das Artes)
Classificação indicativa: 18 anos