
Greicilane Melo, a Lane, conquista o público nas redes sociais com bom humor. A empreendedora acumula mais 26 mil seguidores no Instagram e, fora desse espaço, ela cativa bons fregueses pelos sabores que saem da sua cozinha, especialmente pelo seu famoso pratinho.
Dona do Pratinho da Silvia, nome em homenagem a sua mãe, Lane tem conquistado cada vez mais espaço na cidade. Como resultado, na edição 2025 do Melhores Sabores da Cidade, ela esteve entre os indicados na categoria que destaca os melhores pratinhos de Fortaleza.
CONFIRA: Melhores Sabores da Cidade 2025
A venda de pratinho começou na calçada da casa de sua mãe, bem no difícil momento da pandemia de Covid-19, quando precisou deixar a lanchonete que mantinha em uma faculdade. A partir desse momento, ela se aventurou no viria a ser um negócio bem estruturado, capaz de empregar e gerar renda.
Uma cozinheira de mão cheia, o Pratinho da Silvia vende, em média, de 250 a 300 pratinhos por dia, além de oferecer um cardápio que traz também opções de almoço e café da tarde.
O empreendimento tem cinco anos de muitas histórias e conquistas, alcançadas por meio dessa iguaria que há muito tempo deixou de estar presente apenas nos festejos juninos, afinal o fortalezense ama um bom pratinho em qualquer época do ano. Com a venda do pratinho, Lane mantém uma relação de “muita proximidade” com a comunidade, ela conta.
“Muitos clientes viraram amigos. Temos pessoas que compram desde o comecinho, na calçada, e continuam fiéis até hoje. Essa ligação com a comunidade é uma das coisas mais especiais da nossa trajetória”, destaca.
Ao Sabores da Cidade, Lane Melo compartilhou a história do Pratinho da Silvia e a sua também. Confira a entrevista completa abaixo.
Sabores da Cidade: Lane, como surgiu a venda de pratinho na sua vida? Há quanto tempo vende pratinho?
Greicilane Melo (Lane): Em meio à pandemia, precisei fechar uma lanchonete que eu tinha dentro de uma faculdade. Foi então que comecei a vender pratinhos na calçada de casa. No início era mais um passatempo, uma forma de sustento enquanto a pandemia passava. Isso já faz 5 anos.

Relembrando o começo das suas vendas, como era? Tinha dificuldades para manter o negócio?
Lembro sim! Era algo muito simples, mas que rapidamente ganhou forma no nosso bairro. Não tive dificuldades, pelo contrário: como a equipe era menor e os gastos também, conseguimos manter bem. Só havia retirada e entrega, então não precisávamos de uma estrutura tão grande como temos hoje.
O nome “Silvia” que está no seu negócio é em homenagem à sua mãe? Conta essa história pra gente.
Quando comecei a vender, morava com ela, e ela já era uma comerciante muito conhecida pelo seu mercadinho no bairro Rodolfo Teófilo e adjacências. Como vendíamos na calçada dela, as pessoas começaram a chamar de “Pratinho da Sílvia”. Decidimos manter o nome porque já tinha reconhecimento e também como forma de homenageá-la. Até hoje, minha mãe é minha maior apoiadora e inspiração.
LEIA MAIS: Um “pratinho” cheio de impacto: empreendedorismo feminino gera renda com comida popular em Fortaleza
Como você conseguiu transformar ao longo dos anos a venda de pratinhos em um negócio de sucesso?
Não é fácil. É preciso estar sempre se reinventando. Mas acredito que o segredo foi a persistência e a vontade de crescer.
Quais as maiores conquistas que você conseguiu por meio da venda dos pratinhos?
São muitas conquistas. Mas as principais foram: sustentar minha família, ser fonte de renda para mais de 15 famílias, conquistar minha independência financeira e, principalmente, ver funcionários que começaram comigo lá no início e continuam até hoje. Isso não tem preço!
A maior conquista foi transformar uma necessidade em um negócio sólido, que hoje sustenta minha família e ainda garante o sustento de várias outras. Também poder gerar empregos, conquistar nossa independência e ver o reconhecimento das pessoas é algo que não tem preço.

O que ainda quer conquistar por meio da venda de pratinho? Quais os seus sonhos?
Quero expandir o Pratinho da Sílvia para alcançar ainda mais pessoas, seja com novas unidades ou fortalecendo nosso delivery. Além disso, desejo ampliar as ações sociais, atualmente fazemos uma doações de comidas por mês além de apoio a projetos sociais do nosso bairro. Meu sonho é que a marca seja referência quando se fala em comida regional nordestina de qualidade e preço justo.
Para você, o que não pode faltar em um bom pratinho?
Tempero! Aquele gostinho nordestino. No prato em si, acho que o creme de galinha e o vatapá são essenciais. Mesmo com tantas opções gourmet hoje em dia, os típicos continuam sendo os melhores.
Qual o segredo do seu pratinho para ser tão querido pelos clientes?
Acredito que o segredo é a combinação de fartura, preço justo e, claro, o tempero único que só a gente sabe fazer. É simples, mas é feito com dedicação.
O que a venda do pratinho, tão tradicional na nossa cultura alimentar, representa para você?
Representa identidade, raízes e oportunidade. O pratinho é uma tradição nordestina que une as pessoas, é comida de verdade feita para compartilhar. Para mim, vender pratinho é manter viva essa cultura e, ao mesmo tempo, escrever a minha própria história.
Hoje, quem te ajuda na venda? Tem planos de expandir os negócios?
Hoje eu conto com a ajuda da minha família — minha mãe Sílvia, que está ao meu lado em tudo, e minha filha Rayanne, que comanda a gestão — além de 15 colaboradores que já viraram parte da casa. E sim, tenho planos de expandir! Quero que o Pratinho da Sílvia alcance cada vez mais pessoas, seja com novas unidades ou fortalecendo ainda mais o delivery.
O Pratinho da Sílvia é a base da nossa família. Trabalham comigo meus três filhos, minha nora, meu genro, além de sobrinhos, esposas de sobrinhos e alguns outros funcionários que se tornaram parte da família.

Quem é a Lane quando não está trabalhando? O que gosta de fazer no tempo livre?
Sou muito ligada à minha família. Apaixonada por corrida — inclusive vou estrear na meia maratona esse ano! Nos momentos livres, gosto de estar com minha família e amigas, viver os momentos simples, descansar e recarregar as energias para continuar sonhando e trabalhando no que amo.
Serviço
Pratinho da Silvia
Instagram: @pratinhodasilvia
Endereço: R. Viriato Ribeiro, 645 – Bela Vista
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h às 21h