Dia do Sorvete: 7 curiosidades sobre essa maravilha

Na próxima segunda-feira, dia 23, é comemorado o Dia do Sorvete, data perfeita para curtir o calor, que já começou a atingir a maioria dos municípios brasileiros. E, para celebrar esse marco da gastronomia, a equipe do Peixe Urbano separou algumas curiosidades.

Sorveteria do Juarez, uma das mais queridas de Fortaleza. Foto: Izakeline Ribeiro

Criação do sorvete – Há várias versões para a origem do sorvete. Os historiadores acreditam que ele foi criado há mais de 3 mil anos, na China. Na época, a pasta gelada era feita de leite de arroz e misturado com neve. Desse jeito não parece tão apetitoso, não é mesmo? Que bom que evoluiu!

Só para os mais ricos – Na Roma Antiga, o quitute era privilégio dos mais ricos. Na época, o imperador Nero mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas, o mais rápido possível, para ele misturar ao mel e à polpa de frutas.

Sorvete no Brasil – O sorvete chegou ao Brasil em 1834, período da monarquia. A primeira região a receber essa maravilhosidade foi o Rio de Janeiro. Lourenço Fallas inaugurou duas lojas no Centro da cidade. Ele importou 217 toneladas de gelo de Boston, nos Estados Unidos, para que o produto não derretesse. Envolto em serragem, o gelo foi enterrado em buracos. A técnica durou cinco meses.

Sorvete todo os dia às 15 horas – Em janeiro de 1878, um anúncio no jornal “A Província de São Paulo” dava a informação de que todo dia, às 15 horas, seria vendido sorvete na Rua Direita, número 14. Tratava-se de uma das primeiras sorveterias da capital paulista, que – por falta de lugar para conservá-lo gelado – serviria o produto logo após o preparo.

Casquinha – A massa crocante caiu no gosto popular em 1904. Quem a criou ainda é uma incógnita. Muitas histórias afirmam que um imigrante sírio ficou sem pratos de papel durante uma feira de alimentos na Louisiana, nos Estados Unidos, e decidiu servir o sorvete em cones parecidos com o waffle. Porém, muitas pessoas também afirmaram ser os inventores da casquinha. Outros dizem que o italiano Ítalo Marciony cansou de ver seus clientes quebrarem os copos de vidro em que era servido o produto e optou pelos cones crocantes. Vai saber?!

Sorvete com banana – Em 1904, nos Estados Unidos, David Evans Strickler, um jovem aprendiz de farmacêutico, teve a ideia cortar a banana ao meio e colocar três bolas de sorvete por cima criando então a banana split. Tipicamente americana, a sobremesa geralmente é feita com sorvetes de sabores creme, chocolate e morango.

Gelato, sorvete ou sorbet? – Hoje em dia, a sobremesa se popularizou e foram criadas diversas vertentes do doce, com ingredientes e proporções diferentes. Saiba a diferença entre as principais:

  • Sorvete tradicional: o preparo leva leite, açúcar, sabores e, às vezes, gemas de ovos e amido de milho. O ar também incorpora a mistura dando uma textura mais leve.
  • Gelato ou sorvete italiano: tem os mesmos ingredientes do sorvete tradicional: leite, frutas, açúcar, mas em proporções diferentes. Também costuma ter menos gordura, mais açúcar e menos ar incorporado à mistura.
  • Sorbet: é feito com frutas, açúcar e um pouquinho de água. E não leva ovos e nenhum tipo de gordura. A opção refrescante é ideal para que não pode consumir leite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles