O que você sabe sobre a cultura alimentar cearense? Para pensar e discutir sobre o tema, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB). instituição da Secult, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, convida o chef Marco Gil, do restaurante Rosa Celeste, para uma palestra, nesta terça-feira, 16, às 19h, na Cozinha Show. Aberto ao público, o momento terá como tema “Cultura alimentar cearense à mesa: a experiência do chef Marco Gil” e contará com a mediação de João Lima, articulador de Gastronomia do Governo do Ceará.O evento faz parte da programação “Tempero de Ideias”, que por meio de debates, palestras e aulas especiais, entre outras atividades, tem o objetivo de promover reflexão sobre a cultura alimentar cearense.
O Chef
Marco Gil, lançou em 2010, o seu primeiro projeto gastronômico, o SAH Restaurante (FOR), um estabelecimento íntimo com uma proposta de gastronomia de produto, com elaborações simples e elegantes. Tendo tido reconhecimento do público e da crítica ao longo dos cinco anos de existência, o Chef Marco Gil investiu na criação de uma rede de fornecedores locais, de produtos de origem conhecida, sustentáveis, sazonais e de preferência orgânicos.
Desse relacionamento com a cadeia de produtores, o chef aprofundou a vontade de apresentar uma gastronomia de produto cearense, sem estereótipos e com diversas influências culturais. Em seguida, desenvolveu o seu segundo projeto no Quintal (Fortaleza), com base no conceito de DOCG (Denominação de Origem Cearense Garantida), apresentando uma gastronomia de produto e inspiração cearense. Em 2019, lançou o seu mais recente projeto o Rosa-Celeste, com uma cozinha moderna, autoral e consciente. Um projeto de valorização dos insumos e produtores cearenses com uma inspiração informal e descontraída, para cada momento do dia.
A Escola
Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.
Serviço: Tempero de Ideias
Tema: Cultura alimentar cearense à mesa: a experiência do chef Marco Gil
Palestrante: Marco Gil – Mediação: João Lima
Gratuito – 16/07 (terça-feira) – 19h – Cozinha Show
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 32458-3358 | Redes Sociais: @escolagastronomiasocial | Site: www.gastronomiasocial.org.br