Símbolo histórico, novo Café Java aposta em um menu inspirado na comida nordestina, com um toque contemporâneo

Foto: Divulgação/Café Java

Inaugurada em abril deste ano, a réplica do histórico Café Java, localizado ao lado da Academia Cearense de Letras (ACL) e que foi um espaço importante para o encontro de intelectuais da Padaria Espiritual no fim do século XIX, está oficialmente aberto para atendimento ao público.

Funcionando em modelo “soft open”, a cafeteria abre de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h. Já no sábado, o funcionamento é de 8h às 12. A ideia é expandir o horário após a percepção do público e região sobre o novo empreendimento.

>> LEIA MAIS | Silvia Helena: das primeiras encomendas feitas na cozinha de casa ao comando de uma das confeitarias mais tradicionais de Fortaleza

Concebido e construído pela Academia Cearense de Letras (ACL) e pela Prefeitura de Fortaleza, a cafeteria é administrada pelos sócios João Paulo Clementino e Lidson Costa. João Paulo destaca que o “cardápio é inspirado na essência do Maré Café”, operação principal deles, com curadoria voltada para os hábitos da região central de Fortaleza.

“Buscamos unir sabores que representam o Nordeste com preparações práticas e afetuosas — como o cuscuz, a tapioca e os croissants recheados. O Java respeita o tempo do café, da pausa e da partilha”, destaca.

Destaques do menu

Um cardápio que é um convite à memória afetiva nordestina, com um toque contemporâneo. Entre os destaques estão:

  • Croissant Cabra da Peste: Carne de sol, queijo coalho, requeijão, tomate confitado e pimenta biquinho;
  • Cuscuz Sertanejo: Com carne de sol, queijo coalho e ovo;
  • Tapioca Nordestina: Recheada com carne de sol, queijo coalho e requeijão;
  • Pulled Pork: Pão artesanal, carne suína desfiada ao molho barbecue, cheddar e picles;
  • Espresso Santa Clara: Clássico, com notas de amêndoas, nozes, cacau e frutas secas;
  • Croissant Morango com Nutella: Finalizado com farofa de castanha de caju.

Café Java e a Padaria Espiritual

O Café Java foi inaugurado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, em 1887. O estabelecimento teve sua história marcada por artistas e escritores, que realizavam encontros no local para saraus, eventos de música e atividades culturais no espaço. Foi nessa cafeteria onde nasceu a Padaria Espiritual.

Um movimento literário que surgiu no fim dos anos 1890, a Padaria Espiritual foi fundada por artistas e intelectuais cearenses, entre eles Antônio Sales, Lívio Barreto, Rodolfo Teófilo e Temístocles Machado.

“Inspirado no original inaugurado em 1887 na Praça do Ferreira, o Java renasce em um espaço que homenageia um tempo em que cafés eram centros culturais, frequentados por nomes da Padaria Espiritual”, ressalta João Paulo.

Ele continua: “Mais que uma cafeteria, o Java é uma ponte entre passado e presente — recriamos esse espaço com afeto e respeito à memória, mantendo viva a tradição de encontros, saraus e trocas que sempre marcaram esse lugar”.

Para os membros que integraram o movimento, o objetivo era despertar o interesse pela literatura e pelas artes. Os 20 membros “padeiros” se agrupavam em “fornadas” (reuniões) e criaram o periódico quinzenal “O Pão”.

Saiba mais

Instagram: @cafejava_acl
Endereço: Rua do Rosário, 1, Centro | Anexo a ACL
Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h | Aos sábados, das 8h às 12h

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles