Trabalho de conclusão da turma 2018/2019 do curso Técnico em Cozinha do Senac Ce apresenta menu inspirado em ingredientes locais
Mais uma etapa concluída nesse caminho da #gastronomia. Vim pelo #jornalismo e nele continuo, mas agora com um pouco mais de prática de cozinha. Paciência, persistência e gratidão definem os últimos 10 meses. Aulas de segunda a sexta, das 8h às 12h; horas em pé; receitas que não deram certo (e foram muitas); quase pensei em desistir. Eu poderia dizer que foi fácil… Mas, não foi mesmo. E a alegria de ter pessoas especiais nesse período fez toda diferença.
Além da minha família, amigos e professores, quero agradecer a cada um de vocês que me acompanha #desde2009 ou que acabou de chegar. São #10anosdesaboresdacidade e só cheguei até aqui por vocês acreditarem e confiarem no que falo, escrevo e compartilho. MUITO OBRIGADA.
Todo esse esforço tem um único motivo: tentar melhorar a cada dia no meu fazer #jornalismogastronômico. Comer melhor, escrever melhor, avaliar melhor e compartilhar com vocês só as melhores informações – o que realmente vale ser indicado – é o único propósito do Sabores da Cidade em todas nossas plataformas.
Como eu brinquei no nosso grupo do whatsapp, me aguentem porque agora sou uma mulher jornalista, especializada em Gastronomia (Fanor), sommelier de vinhos (Fisar/Fanor) e cervejas (Science of Beer) e agora Técnica em Cozinha (Senac).
Alambica: (Fusion food) (Sopa cremosa de jerimum de leite com gengibre e charque) – Fotos: Aratu Gastronomia Pesqueira da Taiba (Cebola suprema recheada com arraia gratinada com queijo coalho) – Fotos: Aratu Gastronomia Velas ao vento (Atum de Acaraú com crosta de gergelim com mousseline de beterraba, azeite de ervas e Camarões salteados) – Fotos: Aratu Gastronomia Do céu ao sertão ( Mil folhas de batata doce laranja com capote, farofa de cuscuz com tutano, citronete e pimenta dedo de moça) – Fotos: Aratu Gastronomia Boipá (fusion food) (Panacota de coco e doce de jerimum) – Fotos: Aratu Gastronomia Trilogia de brigadeiros (A refrescância do capim santo, a delicia da tapioca e a riqueza do café) – Fotos: Aratu Gastronomia águas do rancho (Pitaya, Limão siciliano Melaço de cana Cachaça) – Fotos: Aratu Gastronomia
O trabalho final
Para o encerramento do curso, nossa turma propôs a montagem de um restaurante contemporâneo com menu baseado em ingredientes locais e valorizando desde pequenos produtores até grandes fazendas. Todos pautados pelo compromisso com o campo, atuando com sustentabilidade e responsabilidade social. Produtores de Aquiraz, Pindoretama, Tejuçuoca, Icapuí e Acaraú foram representados e valorizados.
Foi enriquecedora a experiência de estar por trás da montagem do evento. Trabalhamos com um menu degustação, no qual os convidados – empresários e chefs – puderam experimentar um pouco de cada prato apresentado e assim tiveram a oportunidade de fazer um verdadeiro passeio por técnicas e ingredientes do nosso Estado.
Com o curso concluído, continuo atuando como jornalista. Porém, agora com mais prática de cozinha, mais conhecimento de técnicas e mais sensível e atenciosa também a quem estar por trás do balcão e nos bastidores da cozinha. São eles que fazem o sucesso de uma casa gastronômica.
Saiba mais sobre os cursos do Senac Ceará: https://cursos.ce.senac.br/
Saiba mais:
Jornal O Povo
Sabores do Ceará são destaque em evento gastronômico
Portal G1-Ce
Alunos do Senac desenvolvem cartilha sobre produtores do Ceará
Menu completo:
Welcome Drink
-águas do rancho
(Pitaya, Limão siciliano Melaço de cana Cachaça)
1 – Entrada
1.1 – MAR
Pesqueira da Taiba
(Cebola suprema recheada com arraia gratinada com queijo coalho)
1.2 – SERTÃO
Alambica: (Fusion food)
(Sopa cremosa de jerimum de leite com gengibre e charque)
2 – Prato Principal
2.1 – MAR
Velas ao vento
(Atum de Acaraú com crosta de gergelim com mousseline de beterraba, azeite de ervas e Camarões salteados)
2.2 -SERTÃO
Do céu ao sertão
( Mil folhas de batata doce laranja com capote, farofa de cuscuz com tutano, citronete e pimenta dedo de moça)
3 – Sobremesa
3.1 – Trilogia de brigadeiros
(A refrescância do capim santo, a delicia da tapioca e a riqueza do café)
3.2 – Boipá (fusion food)
(Panacota de coco e doce de jerimum)
Bebidas:
Água
Cajuína (Projeto Ebenezer)
[…] Técnico em Cozinha Senac Ceará: eu fiz! […]
[…] Técnico em Cozinha Senac Ceará: eu fiz! […]