Degustação de Ovos de Páscoa: o sonho dos chocólatras (1/10)

11
2791

Com o patrocínio de Callebaut Brasil, Espaço Chef e Minalba Brasil, o Sabores da Cidade realizou a 5ª Degustação de Ovos de Páscoa de Fortaleza com uma série de novidades

*Por Juciana Gurgel – Especial para o Sabores da Cidade

Nem nos melhores sonhos de uma chocólatra assumida, eu teria quase 40 ovos de Páscoa para provar de uma vez. Mas, foi nesse mar de chocolate e cacau, que um grupo de 10 pessoas, no qual me incluo, teve a missão de degustar cada um dos 39 ovos (1 ficou de fora do ranking geral*) que participaram da 5ª Degustação de Ovos de Páscoa do Sabores da Cidade. O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 13/03, na loja Espaço Chef, e foi o primeiro das comemorações de 10 anos do site. Mudou o formato, o tamanho e assumiu o desafio de mostrar o que o mercado cearense tem de incrível para uma das melhores épocas do ano, a Páscoa.

*Uma das docerias mandou – por engano – dois ovos para a mesma categoria. Deixamos na lista o ovo que ficou com a melhor colocação.

Nesta edição, quatro mesas foram montadas pela design de interiores Hérika Gurgel, para receber as quatro categorias da Degustação: Ovo Inteiro, Ovo de Colher, Ovo Chocolate Ruby e Ovo Casca Recheada/Trufada. As docerias e confeitarias – somente as que possuem lojas ou ponto físico de venda – que participaram poderiam concorrer com um produto em cada categoria. O júri que tinha a árdua e, ao mesmo tempo prazerosa, missão de dar nota a mais de 35 ovos de Páscoa foi formado por profissionais da área de gastronomia, jornalistas especializados, influenciadores e leitores do Sabores da Cidade, que foram escolhidos por engajamento – quem mais curte e comenta – via Instagram e pelo grupo do site no Whatsapp. Para completar a farra chocólatra, dez convidados do Sabores da Cidade se fizeram presentes, mas sem voto, para ajudar a comer todos ovos.

Seguidores do Sabores da Cidade convidados – por meio de sorteio no instagram – para o evento | Foto: Aratu Fotografia

No meio de tanto chocolate, um dos destaques foi a mesa do Chocolate Ruby, o quarto chocolate lançado pela marca Callebaut, tem cor rosa naturalmente e um sabor equilibrado que envolve doce e acidez no ponto certo. Um ingrediente incrível para se trabalhar no mundo dos doces e os concorrentes nessa categoria não decepcionaram.Todos os produtos realmente foram elaborados com muito cuidado e cheios de criatividade na composição de sabores. Não foi à toa que o campeão geral – a maior nota em toda degustação – saiu dessa mesa.

O Doce Ruby, elaborado pela Retrô Doceria e Café (nova marca da que era conhecida como Brigadeira Retrô), não apenas ganhou essa categoria como foi o melhor pontuado entre os 38 ovos de Páscoa. A casca foi produzida de chocolate Callebaut Ruby e o recheio com brigadeiro de queijo azul, pedaços de biscoito amanteigado e geleia de frutas vermelhas, este último o ingrediente casou perfeitamente com a acidez do Ruby.

O segundo lugar geral, foi o campeão da primeira mesa da Degustação, a categoria Ovo Inteiro. Essa categoria teve como destaque o cuidado no formato dos ovos. Os concorrentes prepararam verdadeiras esculturas para a competição e serão postos à venda. No meio de ovo em forma de coelho, cactos, trançados, dourados, o campeão da categoria foi o que estava em forma de cacau, o Ovo DOC (Denominação de Origem Cearense). Desenvolvido pela Sucré Patisserie, o ovo chegou com uma boa novidade, o cacau cearense, produzido pela Fazenda de Cacau de Tabuleiro de Russas. Ele foi confeccionado com chocolate 45% cacau de origem do Ceará, recheado com praliné de castanha. O sabor desse chocolate é diferente de todos os outros que já comi. Não é melhor ou pior, mas é um sabor que merece muito uma atenção do nosso paladar.

Seguindo a ordem de degustação, mas não menos importante, a segunda mesa foi a mais literalmente recheada do evento. Com um total de 16 concorrentes, a categoria Ovo de Colher foi a que teve mais ovos para degustar. Entre os variados recheios, como banana, brownie, damasco, caramelo, doce de leite, geleia, castanhas, amêndoas, destaque para a criatividade, pois as casas foram além da dupla ninho/brigadeiro.

O campeão da categoria mais concorrida foi o Ovo Specullos da Doce Mel. Estreante na competição a doceria conseguiu ótima pontuação em todas as categorias que participou, sendo o elemento surpresa da degustação. O produto desenvolvido pela casa teve como seu personagem principal, o specullos, um biscoito de tradição natalina, inventado na Bélgica, que prevalece o sabor de caramelo e canela. A Doce Mel confeccionou para o seu campeão uma casca de chocolate belga de caramelo com pedaços de specullos, recheado com brigadeiro branco cremoso e caramelo salé (salgado), finalizado com farofa de biscoito specullos, o resultado foi que a união do doce com salgado ganhou os jurados.

Na última mesa, a categoria na qual a melhor surpresa está na casca, tem que morder para descobrir os sabores. Quem levou o primeiro lugar entre os concorrentes de Ovo Casca Recheada foi a Pedaços de Sabor com o belíssimo ovo Viva Ruby. O diferencial desse produto foram os ingredientes selecionados, que resultou em um sabor para encantar os jurados, sem contar com a delicadeza da pintura feita na casca. Foi realmente de chamar a atenção do júri. A doceria chegou na competição produzindo um ovo com casca de chocolate Callebaut Amargo com cristais de açúcar, recheio de ganache de Chocolate Callebaut Ruby e  Champagne.

Os melhores
ovos de Páscoa de
Fortaleza em 2019

Conheça os jurados desta edição

O Júri foi formado por Juciana Gurgel – jornalista e chocólatra que colabora com o Sabores da Cidade; Victor Costa – digital influencer, que ama um bom café e até dá nota nos que ele aproveita por aí; Izabelle Mattos – foi uma das escolhidas no nosso grupo do WhatsApp; Ana Gregory – digital influencer, que adora sair para comer com o namorado e compartilha tudo com seus seguidores; Camila Coutinho – apaixonada, alucinada por doces e representante da Minalba Brasil no nosso júri; Elizabeth Santana – seguidora do @saboresdacidade que ficou no topo da lista de perfis mais interativos com o nosso; Chef Felipe Viana – chef do Geppos Restaurante e vencedor na categoria Chef do Ano na premiação #melhoressaboresdacidade2018; Brenda Costa – seguidora do @saboresdacidade que ficou no topo da lista de perfis mais interativos com o nosso e Clovis Holanda – jornalista e editor do caderno de gastronomia do jornal O Povo.

Os Jurados – Foto: Aratu Fotografia

Para balancear com o doce, a Empório do Pão preparou uma mesa de sanduíches, entre outros quitutes para quem estava no evento. A Queijaria Laguna estava presente com uma estação de queijos e ajudou muito para limpar o paladar e equilibrar depois de tanto doce no juízo dos jurados. Além disso, a marca montou kits para as docerias com seus queijos, requeijão e o melhor creme de leite fresco disponível no nosso mercado. O Café ficou por conta da 3 Corações que apresentou seus lançamentos em cápsulas. A marca também vai premiar os primeiros lugares com uma máquina de café. Ah! E não poderia faltar água nesse evento, né? A Minalba Brasil esteve presente com Minalba Premium e o júri foi para casa com um lindo balde de gelo e taças.

O evento contou ainda com a parceria da Aratu Fotografia – Isaac Moreira – e Paula Fiúza que trabalharam na produção das fotos e foram fundamentais para apresentar o resultado final para de tantos ovos para vocês. Liduina Figueiredo, da Pah! Comunicação assinou todas as artes gráficas do evento.

Para finalizar é preciso salientar a força que o mercado de doces tem em Fortaleza e do quanto as docerias e confeitarias se esforçam para produzir produtos de qualidade e sabores especiais. Esta é a quinta degustação e é extremamente gratificante e feliz, ver o quanto o mercado vem evoluindo no cenário local. Confiram todas as opções e descubram qual faz o seu paladar, pois vale a pena alguns minutos de delírio gustativo com os ovos de Páscoa de Fortaleza.

5ª Degustação de
Ovos de Páscoa
de Fortaleza
Fotos: Aratu Fotografia

Docerias participantes

  • Babette
  • Chocoshow Chocolateria
  • Doce Gula Confeitaria
  • Doce Mel
  • Doceville
  • Dorée Doceria
  • Josephine Patisserie
  • La Brasilerie
  • Mercado do Café
  • Mil Brigaderia
  • MonteCarlo
  • Noélia doces e salgados
  • Pedaços de Sabor
  • Retrô Doceria e Café
  • Sablé Diamant
  • Sucré Patisserie
  • Tortelê Doceria
  • Vivicandys Atelie de doces e salgados

Comentários

Comentários

11 COMENTÁRIOS

  1. […] 20, no Centro Técnico da Espaço Chef, a degustação contou com três das quatro ganhadoras da 5º Degustação dos Ovos de Páscoa do Sabores da Cidade como juradas: Talita Pedreira da Retrô Doceria e Café (Ovo Chocolate Ruby), Lia Quinderé da […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui