O Nordeste no Prato: Melhores restaurantes regionais de Fortaleza em 2019

1
8347

★ O Nordeste no Prato
Lugares que te fazem sentir no sertão com as comidas que mais lembram o interior ou à beira mar com aquele prazer de um peixe fresco na mesa. Qual restaurante regional mais te deixa feliz?

O mais votado pelo público:

Cantinho do Frango

Panelada da Vovó Ieda. Foto: @cantinhodofrangodesde1994

O Cantinho do Frango comemora os 25 anos em expansão com a inauguração da 78 Rotações, loja de vinis e equipamentos de som. A galeteria, que começou em 1994 ocupando a entrada da casa da família do Caio Napoleão, se transformou em um restaurante de 750 m² que abriga até 400 pessoas, e ainda conta há quatro anos com uma unidade franqueada no Parque Manibura. O cardápio é extenso, repleto de opções regionais. A Costela bovina no bafo, pesada após assada por 15 horas, é um dos pratos que fez a fama da casa, além do frango assado e o desossado. A Panelada da Vovó Ieda, acompanha pirão e arroz branco e está disponível de quinta a domingo. A feijoada, o feijão verde, a carne de sol e o baião de dois nunca podem faltar na casa.

Endereço: Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota

Horário Funcionamento: segunda a quinta das 9h às 16h, sexta das 10h às 22h30, sábado e domingo das 10h às 18h.

Contato: (85) 3224-6112

Facebook Cantinho do Frango / @cantinhodofrangodesde1994

Indicados:

Culinária da Van

São João na Roça. Foto: @culinaria.davan

A previsão é que a casa mude de lugar em breve, mas ela continuará na mesma rua. O local se tornou querido pelos frequentadores pela comida saborosa e pela simpatia e alegria da proprietária, a Van. Os petiscos são fixos, mas muitos dos pratos mudam diariamente. No cardápio, tudo tem o toque criativo de Van, mesmo com ingredientes da culinária regional tradicional. O São João na Roça, por exemplo, um feijão verde cremoso acompanhado de queijo coalho, arroz branco e batata doce na manteiga da terra. No almoço de domingo a pedida é o Daquele Jeito (R$ 24,00), um feijão tropeiro acompanhado de um ovo frito, torresmo a pururuca, banana a milanesa e couve crispy. O prato Respeita Januário (R$ 24,00) é uma panelada que chega à mesa com pirão, arroz branco e couve.

Endereço: Rua Waldery Uchôa, 230, Benfica

Horário Funcionamento: Quarta-feira e quinta-feira, das 17h à 00h; sexta e sábado, das 12h à 00h; e domingo das 11h às 18h.

Contato: (85) 32838600

Facebook Culinária da Van / @culinaria.davan

Kina do Feijão Verde

Feijão Verde. Foto: @kinadofeijaoverdeoficial

O restaurante que ocupava praticamente uma esquina, hoje multiplicou e possui dois andares com sete ambientes. O cardápio é extenso e diversificado, mas as opções regionais são os mais pedidos. O Feijão Verde, carro chefe da casa, é servido em quatro tamanhos, não tem desculpa se quiser comer sozinho. A Panelada da mesma forma, e você ainda pode pedir a versão completa com arroz e pirão. Na seara dos churrascos, opções de carneiro, costela, carne de sol, coração, picanhas, linguiças e espetinhos. Há ainda escolhas com peixe, camarão, entre outros. A cerveja é servida sempre no ponto certo e o garçom é sincero em informar a temperatura e avisar quais as marcas estão mais geladas.

Endereço: Rua João Cordeiro, 1697

Horário de Funcionamento: Segunda-feira, das 10h às 15h; terça a sábado, das 10h à 00h; e domingo, das 10h à 20h

Contato: (85) 3253-7655

Outra loja: RioMar Kennedy

@kinadofeijaoverdeoficial

La Vilany

Lagosta grelhada. Foto: @lavilani

No bairro do Mucuripe, a ex-bancária Vilany Rodrigues se juntou a Solange Almeida para comandar um dos restaurantes mais tradicionais de Fortaleza. Em uma cozinha que tem como base os frutos do mar, Vilany faz sucesso com a simplicidade e o tempero saborosíssimo que coloca nos pratos. O mais querido desde que começou no ramo de restaurantes é o Peixe Grelhado ao Molho de Camarão. A Lagosta grelhada chega acompanhada de arroz branco e o Sirigado grelhado com molho de mostrada e arroz colorido.

Endereço: R. Olga Barroso, 331 – Mucuripe

Horário de Funcionamento: Terça-feira a sexta, das 11h às 14h30; quarta a sexta, das 18h às 22h; sábado, das 11h às 22h; e domingo, das 11h às 17h.

Contato: (85) 3263-5056

@lavilani

Mar de Rosas

Peixe Verdes Mares. Foto: @nomarderosas

Ao entrar no restaurante você logo é recebido pelas redes, plantas e pela simpática varandinha com suas espreguiçadeiras, à direita um salão que você se sente em casa, é só sentar nas mesas de madeira. A ideia, segundo a proprietária Manu do Vale, é receber pessoas queridas em casa. Não à toa a comida caseira e regional, pensada pelo chef Francisco Campelo, é que toma conta do cardápio. O Peixe Verdes Mares é um peixe fresco com molho de coentro e legumes salteados. A bebida filha da casa é a caipirinha ou caipiroska de caju com limão, pedida de delícia certa. Outra boa escolha é a moqueca de arraia, que chega acompanhado de arroz branco.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 542, Praia de Iracema.

Horário de Funcionamento: de terça a sexta, 12h às 15h; quinta e sexta, 18h às 22h; sábado, 12h às 16h, 19h às 22h.

@nomarderosas

Comentários

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui