Sabores da Cidade premia os melhores restaurantes de Fortaleza em 2019 (10/10)

0
5185

O evento que aconteceu na Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, no último dia 2, e foi considerado Lixo Zero

Os 15 estabelecimentos mais votados pelo público – Foto: Gustavo Jácome

Reunir o que a há de melhor no mundo das gastronomia cearense e, claro, reconhecer os profissionais que batalham em um mercado que exige criatividade e vontade de prosperar em um caminho cheio de adversidades. Um total de 73 estabelecimentos foram selecionados por 12 jurados apaixonados por culinária e pela equipe do Sabores da Cidade. O público do site votou nos melhores entre os melhores de acordo com suas experiências.

A votação foi ao ar no site www.saboresdacidade.com, de 1º a 15 de novembro nas categorias: A melhor carne, Saudável e delicioso, Oriental, Italiano, A novidade do ano, Experiência Gastronômica, Chef do Ano, O Doce da Emoção, O Nordeste no Prato, A Pedida do Dia, De Frente Para o Mar, Aquele Café, A Pizza Preferida, O Sanduíche e Sorvete Imperdível. A votação popular contou com 16.759 votos e o resultado foi divulgado em coquetel realizado na Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco no dia 2 de dezembro, encerrando também as comemorações de 10 anos da plataforma Sabores da Cidade. A festa contou com música de Paduo, Phelipe Carvalho e Rafael Maia, e DJ Rodrigo Cesar.

Segundo Izakeline Ribeiro, jornalista responsável pelo evento, é importante salientar que todos os indicados já são os melhores da cidade, pois passaram por uma seleção criteriosa, antes mesmo de abrir votação para o público, com um júri composto por especialistas, leitores e formadores de opinião junto com a equipe do site .

O júri de 2019 foi formado por Marbenia Gonçalves, professora e sommeliére;  João Lima, chef e articulador de gastronomia do Governo do Ceará; Felipe Calvet, empresário; Alex Bicudo, engenheiro químico; Elizabeth Santana, autônoma, Élcio Batista, sociólogo e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Leo Gondim, chef e professor de gastronomia; Ediberto Costa, executivo e professor de Gastronomia; Ju Pontes, Fisioterapeuta; Pablo Motta, médico; Selene Penaforte, doutora em educação e superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e Clovis Holanda, colunista e editor de cultura e entretenimento do jornal O Povo.

Antes do anúncio dos mais votados, Izakeline Ribeiro convidou ao palco alunos da Escola de Gastronomia Social para serem reconhecidos pelo público e presenteados com produtos Mallory. Em seguida, o palco recebeu Raimundo Oliveira, que comanda há mais de 20 anos a loja Raimundo do Queijo, no Centro de Fortaleza. Ele foi agraciado com a placa de Personalidade da Gastronomia Cearense em 2019.

Izakeline Ribeiro, Raimundo do Queijo e Klaustrianne Queiroga – foto: Gustavo Jácome

Os mais votados em cada categoria foram premiados com placa, uma máquina da Tres e um kit da Bombay, marca de especiarias recém chegada à Fortaleza.

O prêmio Melhores Sabores da Cidade 2019 é apresentado por Casal Garcia, conta com o patrocínio da Tres, Ypióca, Bodega Septima, Coca Cola, Prefeitura de Fortaleza, Bombay, Excelência Selects, Villa Italia Brazil, Fribal; e apoio de Escola de Gastronomia Social Ivens Dias, Casal Gourmet, Mercadinhos São Luiz, Primeira Mesa Fortaleza, PSQ, Cesar Pescados, J. Acrílico, Jornal O Povo, Minalba Premium e Evento Estratégico por Liduina Figueiredo.

O coquetel foi assinado por Casal Gourmet, Inácio e Thatyane Bruno, que contou com a equipe de alunos da Escola de Gastronomia no preparo de uma seleção de finger food inspirado nos sabores do mar e do sertão.

O evento também teve seu lado sustentável e reaproveitou todos os produtos recicláveis. De acordo com Marina Antonácio, pesquisadora da Escola da Gastronomia Social Ivens Dias Branco, o evento Melhores Sabores da Cidade 2019 produziu somente 6% de resíduos sendo qualificado como um evento Lixo Zero. Todo material coletado foi separado, pesado e direcionado para a Associação dos Catadores do Serviluz – Brisamar. A iniciativa faz parte de um dos projetos desenvolvidos no Laboratório de Criação da instituição, que recebeu o evento, que tem o objetivo de torná-la uma Escola Lixo Zero.

Vale destacar ainda que os convidados foram incentivados a doar uma cesta básica e a arrecadação será direcionada ao Instituto Trêsmares.

Confira os ganhadores de cada categoria:

Chef do Ano – Felipe Viana

Experiência Gastronômica – O Mar Menino

A Novidade do Ano – Parrileiro

Italiano – La Bella Italia

Aquele Café – Le Pain Le Café

O Nordeste no Prato – Cantinho do Frango

Mais Saudável – Take a Juice

O Doce da Emoção – Retrô Doceria e Café

A Melhor Carne – Santa Grelha

O Sanduíche – El Chancho

Oriental – Misaki

A Pizza Preferida – Pizza Vignoli

A Pedida do Dia – Floresta Bar

Sorvete Imperdível – San Paolo Gelateria

De Frente para o Mar – Órbita Blue

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui