Cinco mixologistas de destaque em Fortaleza

Vitória Oliver – A mais votada pelo público no Melhores Sabores da Cidade 2023

Atuando há 6 anos na área da coquetelaria em Fortaleza, Vitória Oliver é bartender, mixologista e gastrônoma de formação. Duas vezes indicada a “Bartender do Ano“ pela premiação local Sabores da Cidade na sétima edição a profissional foi a mais votada pelo público. Ela já trabalhou em casas como Zelig Drink bar, e atualmente é chefe de bar do DOC Trattoria & Wine Bar, eleito a novidade do ano no Prêmio Melhores Sabores da Cidade. Vitória também atua no ramo de consultorias de bares e restaurantes. Como dica de drinque, Oliver indica o Negroni (bebida que tem como base Campari, vermute e gin) “pelas variações, potencial e para quem gosta de beber bem”, finaliza.

Para conferir o trabalho de Vitória Oliver:

DOC Trattoria & Wine Bar

Endereço: R. Ana Bilhar, 1173 – Varjota, Fortaleza – CE, 60175-224. Contato: (85) 98104-8800. Instagram: @doctrattoriaewinebar

Funcionamento: café da manha: das 8h às 11h30 (sábado, domingos e feriados). Trattoria: de seg à qui das 11h às 23h30; sex e sab das 11h às 00h30; domingo das 11h às 22h30. Wine Bar: de seg à qui das 11h às 00h; sex e sab das 11h às 01h; domingo das 11h às 23h.

Demais votados pelos jurados e público por ordem alfabética.

Cris Valdivino

Cristiane Valdivino trabalha como bartender desde 2010, perpassando por diversas bares e restaurantes de Fortaleza. Atualmente é bartender do bar e restaurante Mar de Rosas. Também é luthier, produtora cultural e artivista. Integrante e coordenadora de produção do grupo Tambor para Mulher -TPM, produtora do Projeto Samba da Vicença, idealizadora do Ateliê Coisa de Preta, que fabrica e faz manutenção em instrumentos percussivos e já produziu o For Rainbow (Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero). Para a dica de drinque, Cris entrega a receita. Laranjeiras: em um copo longo colocar 3 pedras de gelo, 50ml de tequila, 25ml de Cointreau, 1 laranja espremida; intercalar gelo triturado com meia rodela de laranja, completar com água tônica e decorar usando 1 rodela de Laranja ou de limão siciliano na borda.

Para conferir o trabalho de Cris Valdivino:

Mar de Rosas

Endereço: Rua dos Tabajaras, 542 – Praia de Iracema. Contato: (85) 98606.3389. Instagram: @nomarderosas
Funcionamento: Terça a sábado, das 11h às 23h, e aos domingos das 11h às 17h.

Iago do Vale

Atuando atualmente no Zelig Drink Bar, Iago do Vale começou como bartender em uma hamburgueria, logo depois ele se profissionalizou, estudando sobre cafés e análise sensorial. “Virei barista, mas sempre fui cultivando o sonho de ser mixologista também, entrei pro Zelig na cozinha e o que mais me encantava era observar as meninas fazendo os drinques, fiquei observando e aprendendo até conseguir assumir como chef de bar”, conta Iago. Ele revela também um novo projeto que está envolvido para meados de agosto, um bar voltado para a alta coquetelaria. Como dica de drinque, sua sugestão é o Black Russian, onde vai vodka e licor de café acompanhados de uma meia lua de laranja, doce e alcoólico na medida.

Para conferir o trabalho de Iago do Vale:

Zelig Drink Bar

Endereço: Rua Pereira Valente, 1168. Contato: (85) 99414.0974. Instagram: @zeligdrinkbar
Funcionamento: Terça a quinta, das 18h às 23h; sexta e sábado, das 18h à 1h.

João Paulo

João Paulo atua no Illa Mare, mas sua jornada começou em São Paulo. Aos 17 anos mergulhou no universo da hospitalidade e da coquetelaria e aos 18 ingressou no bar Riviera (Avenida Paulista), uma experiência que se tornou um marco para ele. Participou de outros projetos como “Bar dos Arcos”, “Seu Justino Bar” e “High Line” até assumir a liderança do Trabuca Bar, onde descobriu a paixão pela gestão e qualificação de equipes de bar. Além disso, foi professor em cursos de coquetelaria, química e história formando mais de 2 mil pessoas. Em meio à pandemia, criou as ações como “Adote um Bartender”, “Festa da Vida” e o curso “Bar 360”, visando apoiar colegas de profissão em tempos desafiadores. Já são 15 cartas assinadas por João Paulo, explorando sabores dentro e fora do Brasil. A dica de drinque fica com o Negroni Sbagliato, uma variação do Negroni, criado por engano em Milão, na década de 1970, a lenda diz que um bartender substituiu gin por espumante por acidente. “Acredito que essa receita se apresenta muito bem para o calor de Fortaleza e serve muito bem um bom bebedor, eu pediria”, brinca o profissional. Para o futuro, João Paulo prepara o pré-lançamento da nova carta do Boteco do Illa, a Campari Bartender competition e uma nova casa nova em Fortaleza.

Para conferir o trabalho de João Paulo:

Illa Mare

Endereço: Av. Beira Mar, 3821. Contato: (85) 99108.0560. Instagram: @restauranteillamare
Funcionamento: Segunda a domingo, das 12h às 00h.

Luiza Bandeira

Atualmente atuando no Muá Tuá, bar de vinhos naturais, que fica em uma charmosa vila na rua Torres Câmara, Luiza Bandeira é formada em gastronomia, “que foi onde descobri o mundo da coquetelaria, depois de formada comecei a trabalhar em bares e restaurantes como bartender e conheci pessoas que me ajudaram muito nessa caminhada”, conta a profissional. Hoje ela está na segunda graduação e divide o tempo entre o desenvolvimento de software e a coquetelaria. “Em um futuro não tão distante pretendo unir esses três mundos”, completa Luiza.

Para conferir o trabalho de Luiza Bandeira

Muá Tuá Bar

Endereço: Rua Torres Câmara, 600, casa 21. Instagram: @muatuabar
Funcionamento: Sexta e sábado, das 19h às 23h.

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles

spot_img