Prefeitura de Fortaleza entrega Passeio Público requalificado neste sábado (31)

A ação de restauro do espaço teve investimento de R$ 939.162,22 

O prefeito Roberto Cláudio e o secretário da Cultura de Fortaleza Gilvan Paiva entregam, neste sábado (31/10), às 11h, a requalificação da Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público de Fortaleza. A obra conta com o maior aporte de investimento na história do espaço público, com montante de R$ 939.162,22, e contempla renovação do paisagismo, irrigação, restauro de todos os elementos históricos, melhorias na pavimentação interna e externa, acessibilidade e iluminação.

Todos os reparos dos elementos históricos, como estátuas, caixa d’água, muretas, foram realizados segundo diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). A iniciativa teve acompanhamento conjunto da Secultfor, Regional Centro, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Movimento Pró-Árvore.

Equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, a Praça dos Mártires é um bem tombado em esfera municipal e federal. Inaugurada em 1864, é considerada uma das praças mais antigas de Fortaleza.

Homenagem aos Mártires
Em 3 de abril de 1879, o espaço recebeu o nome de Praça dos Mártires. O nome oficial é uma homenagem aos participantes do movimento republicano conhecido como Confederação do Equador. Executados no local em 1925, Pessoa Anta, Ibiapina, Padre Mororó, Azevedo Bolão e Carapinima receberão homenagens, no local, com placas e palmeiras carnaúbas, planta nativa do Ceará.

Serviço
Entrega do Passeio Público requalificado
Data: Sábado (31/10)
Hora: 11h
Local: Rua Dr. João Moreira, S/N – Centro (ao lado da Santa Casa de Misericórdia)

Passeio Público no tour Sabores da Cidade

O Passeio Público é uma das paradas do nosso tour Sabores da Cidade pelo Centro de Fortaleza. O tour gastronômico faz um passeio a pé pelo Centro da capital cearense com degustações e histórias que marcam a nossa cidade.

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles

spot_img