Uma tarde repleta de bons vinhos do novo e velho mundo, essa foi o primeira edição do Wine Tasting, que aconteceu no último dia 22 de maio no Hotel Gran Marquise. A feira de vinhos e produtos gastronômicos de onze países do mundo trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, reuniu mais de 150 convidados do mundo do vinho como sommeliers, donos de restaurantes e lojas de bebidas, entre tantos outros profissionais do mercado. O evento em Fortaleza foi o sétimo realizado pela importadora nestes moldes (a feira itinerante já passou por Recife, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Caxias do Sul).
Durante o evento foram degustados vinhos espumantes, brancos, rosés e tintos de países como Chile, Argentina, África do Sul, Portugal, Espanha, Itália e França, entre outros. A equipe de enólogos e sommeliers da importadora fez a apresentação dos rótulos para um público bastante qualificado e ávido por novidades. Além dos vinhos, os participantes experimentaram produtos gourmet de marcas como a italiana Paganini.
Degustamos quase todos os vinhos apresentados e selecionamos uma dica de cada país.
Argentina – Nieto Senetiner Malbec DOC
Elaborado em Mendoza, com a uva Malbec, passa 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em adega antes da comercialização. Possui aroma de frutas maduras (ameixa) e notas de especiarias como baunilha e tabaco. Bom corpo, taninos potentes, mas equilibrados, ótima acidez e elegância.
Chile – Santa Carolina Gran Reserva Cabernet Sauvignon
Elaborado no Vale do Maipo, esse vinho amadurece por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Aprsenta aroma de frutas vermelhas como framboesa e mirtilo, especiarias em tons doces como chocolate. Encorpado, boa acidez, taninos finos, macio na boca e muito equilibrado.
Nova Zelândia – Brancott Estate Sauvignon Blanc
Elaborado com a casta emblemática da Nova Zelândia, a Sauvignon Blanc, foi o vinho branco preferido de muitos dos convidados. Direto da região de Malborough, apresenta aroma de frutas bem maduras e cítricas como o maracujá. Na boca é seco com boa acidez e bem equilibrado. A safra 2015 recebeu 90 pontos da revista Wine Spectator.
Uruguai – Carlos Montes Tannat
Os uruguaios, reis da casta tannat, estavam presente com esse vinho elaborado na região de Canelones pela Bodegas Montes Toscanini. Amadurece 12 meses em barrica de carvalho e apresenta aromas complexos e elegantes que lembram couro, tabaco e frutas vermelhas. Na boca mostra seus taninos maduros.
Portugal – Dourum Colheita DOC
Elaborado na região do Douro, traz em seu blend as castas Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Amadurece em barricas de carvalho por 12 meses. Apresenta aromas intensos e complexos de frutos maduros como ameixa e cassis, além de notas florais e especiarias. Possui taninos maduros e acidez equilibrada. Um vinho muito elegante.
Espanha – Marqués de Tomares Crianza
O vinho é um DOCa (Denominação de Origem Qualificada) da Rioja. Sua composição é quase totalmente da casta Tempranilho com um toque de Mazuelo e Graciano. Amadurece por 12 meses em barricas de carvalho americano e francês, além de estagiar por mais 12 meses em garrafa antes da comercialização.
Provamos também o Reserva do Marqués de Tomares que passa por 24 meses em barricas e tem potencial para ser ainda melhor que o Crianza, mas na degustação ele precisava de um maior tempo de oxigenação.
Itália – Due Lune Nero D’Avola e Nerello Mascalese
Na Ilha da Sicília, no sul da Itália, tem origem este tinto encorpado, com boa acidez e taninos muito bem estruturados. Apresenta aromas de frutas escuras e especiarias, com notas terrosas, e pela persistência em boca. Amadurece por 6 meses em barrica.
França – Château Caronne Ste Gemme
O produtor deste vinho, Nony Borie, está localizado na margem esquerda de Bordeaux e segue com o corte tradicional de região: Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Um vinho muito elegante e ao mesmo tempo potente e encorpado. Envelhece 12 meses em barricas francesas.
Sobre a Porto a Porto
Em 2018 a importadora Porto a Porto completa duas décadas. Atualmente são mais de 1.500 produtos de 120 fornecedores internacionais de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, entre outros. Além dos vinhos, bebidas como cervejas, destilados, sucos e águas compõem o portfólio. No segmento alimentício, traz a marca Paganini ao Brasil, que possui linha de itens italianos. Além dela, dezenas de outros fornecedores de alimentos importados.
Você pode encontrar alguns desses vinhos nos Mercadinhos São Luiz e nas lojas de vinhos:
Brava Wine
Endereço: Av. Padre Antônio Tomás, 850 – Aldeota
Horário Funcionamento: das 9h às 23h
Contato: (85) 3039.0008
@lojabravawine
D’Vinos
Endereço: Av. Senador Virgílio Távora, 665 – 1 – Meireles
Horário Funcionamento: das 12h às 22h
Contato: (85) 3055.7272