No 14 de abril comemora-se o Dia Mundial do Café e esta foi a data escolhida pela para a inauguração do primeiro Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará. A data marca também o lançamento de selo comemorativo aos 200 anos da presença do café na Serra de Baturité. O objetivo é desenvolver um ambiente de inovação, visando a divulgação e revitalização do café de sombra, oferecendo suporte aos cafeicultores, promovendo o turismo e desenvolvimento econômico da região. A iniciativa é da Prefeitura de Baturité, Sebrae-CE e Associação Comunitária União Serrana do Uirapuru.
O Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará consiste em um espaço aberto à visitação, onde será possível vivenciar o processo de revitalização do café, conhecer sobre a importância dos bancos de mudas, a essência dos cafés especiais e os benefícios do cultivo do café de sombra. A torra de grãos e a aquisição do café da Serra também serão atrativos do Centro. Para os cafeicultores ou admiradores, haverá literatura, palestras e oficinas interativas sobre o café de sombra. Será possível, ainda, degustar um bom café, plantado e produzido na região, além de quitutes regionais na Cafeteria do Centro.
A iniciativa faz parte de um macroprojeto de produção agrícola associada ao turismo chamado “Baturité, Terra do Café”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Baturité, em parceria com Sebrae-CE, para a revitalização do café 100% Arábica, que tem como habitat a sombra das florestas. O projeto também está realizando o plantio de bancos de mudas de alta tecnologia com sementes selecionadas para o manejo e a permanência da cultura. Com mudas já à disposição para a venda, o banco tem o intuito de facilitar a vida dos cafeicultores, promovendo em larga escala o processo de revitalização do café, que vem sendo desenvolvido nos últimos anos e pretende uma aceleração com essa ação.
Selo 200 anos
Em 2022, a Serra de Baturité comemora 200 anos de presença do café em seu território, uma história que trouxe migrantes, divisas, desenvolvimento e mudou os rumos da região. O Selo Comemorativo de 200 Anos marcará um momento muito especial em que prevalece a revitalização do plantio sustentável associado ao turismo, o fortalecimento desses grãos no mercado do café especial, a expansão da Rota Verde do Café, o processo (em andamento) de reconhecimento para obter a Indicação Geográfica (IG) e a consolidação de municípios da Serra de Baturité enquanto apoiadores do café de tradição.
Endereço: CE 356, na Zona Rural de Baturité. Horário de Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações: (85) 3347.1570.