2º Desafio Junino – Os sabores da festa mais tradicional do Nordeste (4/10)

6
8874

Por Juciana Gurgel – Especial para o Sabores da Cidade

É bolo, vatapá, canjica, pé de moleque, milho, quentão, quadrilha ao som do forró, chegou a época do ano que compete com o Natal, qual mais pesa na balança. Como para muitos a comilança das Festas Juninas são a melhor parte, o Sabores da Cidade promoveu o 2º Desafio Junino, reunindo alguns dos melhores bolos juninos de Fortaleza. O evento aconteceu no dia 1º de junho na loja Espaço Chef, parceiro do site na realização do concurso.

No total, 47 bolos participaram do Desafio e concorreram, separadamente, nas categorias Milho, de Macaxeira, de Batata Doce e Especial. 12 jurados, que adoram comer e/ou entendem de bolo, foram convocados para votar – às cegas-, três para cada categoria. As docerias, confeitarias e padarias participantes poderiam se inscrever em mais de uma categoria, mas com bolos diferentes, claro.

Podemos contar que a melhor mão para bolo foi a da Retrô Doceria e Café, vencedora de duas categorias. Foi a primeira entre os bolos de Milho com pontuação muito à frente das demais, e ainda se tornou campeão entre os bolos de Macaxeira, esta já em uma disputa bem acirrada.

De acordo com Kerla Alencar, proprietária da Pequena Padaria Caseira, os bolos estavam bem parecidos, “a textura estava muito boa e vejo que todos representaram bem um dos principais produtos da cultura alimentar cearense”, completa. Votaram também na categoria Macaxeira, Fellipe Nogueira do Instagram Gordices Fortaleza e Joana Karen do Morar em Fortaleza.

Já nas opções de bolos de Milho a jurada Izabelle Matos gostou da textura e preferiu os bolos que lembravam a pamonha e a canjica. Junto com ela, nesta categoria, votaram também as seguidoras do Sabores da Cidade Lais Lyra e Liliane Xavier.

No bolo de Batata Doce o grande vencedor foi o Empório do Pão. Segundo os jurados, um bolo com equilíbrio no açúcar e boa densidade. “O maior desafio para esses bolos foi o equilíbrio do açúcar, mas no geral eu gostei bastante e a textura estava muito boa”, falou a boleira Fernanda Luna, que completou o júri com Helane Sousa do perfil do Instagram Indico Fortaleza e Lívia e Samuel (contando 1 voto apenas) do perfil Viagens e Menus.

Bolo de batata – Empório do Pão

A categoria com a maior quantidade de concorrentes, 17 ao todo, foi a dos bolos Especiais e o mais gostoso e bem elaborado de todos de acordo com os jurados foi o de Nata Goiaba da Sablé Diamant. Nesta categoria entram todos aqueles bolos que fogem da receita tradicional dos demais bolos juninos típicos, um leite condensado a mais já é suficiente para o bolo migrar para outra mesa. A diversidade reinou com opções como pé de moleque, tapioca, paçoquinha, queijo, entre outros ingredientes bem regionais.

Bolo – Sablé Diamant

O influenciador Victor Costa, um dos jurados, ficou apreensivo em provar tantos bolos, mas no final reconheceu que “foi uma experiência gratificante em poder descobrir harmonizações entre sabores tão diversos, em um mês que representa tanto nossa regionalidade”.

Ele completou afirmando que no geral gostou muito, mas a diversidade estava presente nos sabores também em bolos maravilhosos, e outros nem tanto. “Alguns tentaram inovar, mas perderam a essência”, avalia. Anna Paula Rezende, uma das melhores doceiras de Fortaleza completou junto comigo e Victor este desafio que foi votar nos bolos Especiais.

Os jurados

Além do bolo

Como nem só de bolo vive o homem, para equilibrar um paladar que estava gritando açúcar, Izakeline Ribeiro convocou a cozinheira Gorete Souza para preparar um pratinho junino e não faltou um delicioso vatapá, farofa, salada e arroz. A festa ficou completa ainda com os refrigerantes São Gerardo, a cara das Festas Juninas, e com queijos Laguna, que além de degustação presentearam os jurados com kits de produtos da marca.

Bem, estamos apenas no começo de junho e temos um longo caminho junino pela frente, experimente nossa produção cearense cheia de sabor. Não importa se é milho, macaxeira ou batata doce, pegue sua blusa xadrez, contrate o sanfoneiro, chame a família e os amigos e encomende um bolo de cada sabor, assim todo mundo sai feliz da festa.

Confira a lista completa de cada categoria:

2º Desafio Junino
Fotos: Aratu Fotografia


Comentários

Comentários

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui